Em visita surpresa a Raúl Castro, Evo Morales fala sobre G77

O presidente cubano, Raúl Castro, recebeu seu homólogo boliviano Evo Morales, na ilha caribenha para conversar sobre as relações bilaterias e a preparação da próxima reunião do G77 (coalizão de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses econômicos coletivos de seus membros).

Em visita surpresa a Raúl Castro, Evo Morales fala sobre G77 - Granma

A viagem não havia sido programada anteriormente. Morales voltava da Costa Rica, onde participou da celebração da posse do presidente Luis Guillermo Solís e fez uma parada em Cuba, onde aproveitou para encontrar Castro. Os presidentes constataram o excelente desenvolvimento dos vínculos bilaterais e analisaram as medidas para continuar aprofundando-os.

O chefe de Estado cubano concordou em implementar instalações para a fabricação de medicamentos em solo boliviano. A ideia é que o país pare de depender de monopólios e, para isso, o Ministério da Saúde deve trabalhar na importação de medicamentos cubanos, como parte da abordagem bilateral.

“Há enormes coincidências na parte política e ideológica e agora devemos dar um passo importante na integração comercial e industrial”, disse Morales, segundo informações do jornal La Razón.

Cuba apoia a Bolívia com bolsas de estudo para a formação de médicos e enfermeiros que posteriormente irão desenvolver programas sociais, como parte das tarefas consolidadas no Tratado de Comércio dos Povos (TCP) da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

Da redação do Vermelho,
Com informações do jornal La Razón.