Vereador propõe criação de Centro para pessoa com deficiência

Centro de Reabilitação vai nortear e auxiliar as famílias no cuidado e no estímulo à pessoa com necessidades especiais

Vereador Marco Aurélio na tribuna da Câmara de Imperatriz

Na sessão desta quarta-feira (7) o vereador Marco Aurélio (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Imperatriz para propor a criação de um Centro Integrado de Reabilitação destinado aos portadores de necessidades especiais. Na tribuna Marco Aurélio lembrou o árduo trabalho que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizam em Imperatriz, mas segundo o vereador, ainda não é possível atender toda a demanda e muitas famílias ainda ficam sem atendimento.

O vereador defendeu que “os serviços de saúde para atender à pessoa com deficiência pode e deve aumentar, já que Imperatriz é um polo de atendimento e recebe pacientes de toda a região tocantina”. O parlamentar defendeu ainda que a criação de um Centro de Reabilitação vai nortear e auxiliar as famílias no cuidado e no estímulo à pessoa com necessidades especiais.

“Quando a família não encontra um aparo suficiente, quando não consegue um atendimento necessário para o acompanhamento e desenvolvimento da pessoa portadora de necessidades especiais, em muitos casos, o paciente termina por ser um fardo para a família. Cada progresso, ainda que pequeno, na vida destas pessoas é um muito importante, e isso só é possível com atendimento especializado”.

Ainda segundo o vereador existem verbas federais para ampliação de instituições e em alguns casos de construção de novas unidades. A indicação que propõe a criação de um centro de reabilitação, foi aprovada e encaminhada para análise do Poder Executivo.