FNDC SP retoma a discussão sobre Conselhos de Comunicação
Membros do comitê regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação realizaram reunião com o deputado estadual Antônio Mentor, autor do projeto de resolução que cria o Conselho Parlamentar de Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Publicado 12/05/2014 11:09 | Editado 04/03/2020 17:16

O projeto de resolução é resultado da I Conferência Estadual de Comunicação, em que a comissão de transporte e comunicação, diante da falta de compromisso do governador Geraldo Alckmin na realização do fórum, apoiou os movimentos pela democratização da comunicação para que a conferência acontecesse.
Segundo o deputado, todo o processo de elaboração do projeto de resolução que institui o Conselho foi acompanhado por membros da Frentex (Frente em defesa liberdade de expressão, hoje Comitê Regional do FNDC).
“Nós optamos pela estratégia de um projeto de resolução porque o caminho para ser aprovado é diferente. Ele passou pela comissão de comunicação e vai direto para a mesa diretora da Casa e não precisa da sanção do governador, que com certeza, não aprovaria esse tipo de iniciativa democrática”, apresentou o Antônio Mentor.
Para Adriana Magalhães, da CUT e do comitê FNDC, é necessário pensar uma estratégia para que o projeto seja aprovado. “Queremos nos reunir com o presidente da Alesp, Samuel Moreira, para falar sobre a importância desse projeto de resolução e o impacto que terá na elaboração das políticas públicas de comunicação social em nosso estado”.
Além da reunião com o presidente, o FNDC tentará rearticular a Frente Parlamentar em Defesa da Democratização da Comunicação para apoiar o projeto. “Vamos conversar com os deputados para pedir o apoio para essa importante luta. Se conseguirmos aprovar esse PR, podemos pavimentar o caminho para aprovar outras espaços de debate sobre comunicação entre a sociedade civil e o poder público”.
“A campanha para aprovar a resolução parlamentar que cria o Conselho de comunicação no estado de São Paulo, marca sem dúvidas uma nova postura do Comitê do FNDC em São Paulo, isso mostra que voltamos da XVIII Plenária do FNDC, revigorados e fortalecidos para a luta pela democratização da comunicação”, José Eduardo, da Rádio Cantareira e do FNDC.
Fonte: Comitê FNDC SP