Celac debate e busca alternativas ao programa antidroga dos EUA

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) mostra-se cada vez mais empenhada em buscar soluções para o problema das drogas, uma vez que o combate armado ao narcotráfico, encabeçado pels EUA tem fracassado. A 1ª Reunião Ministerial sobre o Problema Mundial das Drogas, promovida pela, aconteceu na Guatemala e contou com a presença de autoridades dos 33 países membros, que se referiram à prevenção, combate e novas alternativas para a questão. 

Celac condena inclusão de Cuba em lista de "Estados Terroristas" - Divulgação

"A luta contra as drogas deve ser abordada de uma forma mais humana e social", afirmou o presidente anfitrião, Otto Pérez Molina, que indicou a necessidade de fortalecer os sistema de saúde pública para ter a capacidade de atender às consequências do fenômeno. Segundo ele, é preciso que o os viciados sejam tratados de forma médica e não judicial.

O ministro guatemalteco de Interior, Mauricio López, disse que foi conveniente acompanhar esse diálogo para encontrar novas formas de luta contra o problema e acrescentou que todas as experiências tratadas serão levadas à presidência temporária da Celac, exercida pela Costa Rica, para sistematizá-las e socializá-las.

Leia também:
Fim da política antidrogas dos EUA: Usaid deixa o Equador
Luciano Martins: Drogas e a reportagem que nunca foi escrita
Inédito: CIDH discute falência da guerra às drogas na AL

López também confirmou que houve uma conversa com representantes do México sobre a possibilidade de estabelecer uma Secretaria de Segurança, já que o crime organizado não reconhece fronteiras. O ministro disse ainda que o Equador propôs apoiar as estratégias de segurança da Guatemala, uma vez que já colabora com a Colômbia e com o Chile.

“A Guatemala está elaborando uma proposta que será apresentada em junho próximo aos seus vizinhos de El Salvador, Honduras e Belize com o fim de combater de forma conjunta o crime organizado, como já é feito com o México”, completou López.

Por sua vez, o embaixador da Costa Rica na Guatemala, Javier Díaz, solicitou às autoridades guatemaltecas que seu país também seja beneficiado com o intercâmbio de experiências que serão compartilhadas durante a realização da mesa de alto nível com os países vizinhos.

A ministra de Justiça de Cuba, María Esther Reus, afirmou que a ilha caribenha trabalha na prevenção e confronto da estratégia antidroga norte-americana, o qual vem trazendo resultados positivos desde 1988.

Em declarações à Prensa Latina, a representante considerou positivo que em Cuba a luta contra esse problema envolve toda a sociedade e as organizações de massas (Associação Nacional de Pequenos Agricultores, Comitês de Defesa da Revolução, Federação de Mulheres Cubanas).

A Celac foi fundada em um encontro efetuado entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2011 em Caracas, Venezuela, com a presença do então presidente Hugo Chávez e os presidentes e chefes de governo dos outros 32 países latino-americanos e caribenhos.

Da Redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina