Todos estão trabalhando por um governo de unidade, diz líder palestino

Todos os partidos políticos palestinos têm se envolvido nas conversações para a formação de um governo de unidade nacional, de acordo com declarações do Partido Popular Palestino (PPP), comunista, nesta sexta-feira (16). O secretário-geral Bassam al-Salihi disse à agência palestina de notícias Ma’an que as reuniões “não estão restritas ao Hamas e ao Fatah”, em referência ao partido que governa a Faixa de Gaza e ao que lidera a Autoridade Nacional Palestina (ANP), na Cisjordânia.

Palestinos - Reuters

"Todas as partes estão trabalhando para chegar a um acordo sobre os candidatos à liderança no governo tecnocrático," disse al-Salihi, referindo-se à composição transicional que preparará as eleições na Palestina, oito anos após as parlamentares de janeiro de 2006.

Em 2007, confrontos sobretudo entre o Hamas e o Fatah resultaram na ruptura que levou o primeiro, islâmico, a retirar-se da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), hoje composta por 13 partidos, frentes e movimentos. O Hamas ficou à frente do governo de Gaza, que foi em seguida bloqueada por Israel, o que provocou uma grave situação humanitária ainda persistente.

Leia também:

Abbas e líder do Hamas avançam pontos da reconciliação palestina
Palestinos assinam acordo de reconciliação e anunciam eleições
Mohamed Odeh: Israel e a reconciliação palestina
Palestina: Reconciliação nacional e diplomacia são estratégicas

Al-Salihi disse ainda que a lista de candidatos seria submetida ao presidente Mahmoud Abbas, que deve ser o primeiro-ministro interino do governo de unidade, segundo o acordo assinado entre o Hamas e a OLP, em Doha, Catar, em 2012. Abbas deve dar prioridade aos candidatos recomendados pela maioria das facções e todos os membros do gabinete serão independentes.

Em 23 de abril, a OLP e o Hamas anunciaram um acordo de unidade nacional para encerrar os sete anos de divisão política entre os partidos e movimentos palestinos, com um governo de unidade a ser estabelecido em cinco semanas.

Os grupos já haviam feito outras tentativas de reconciliação, sendo os mais recentes os acordos do Cairo, de 2011, e o de Doha, em 2012, assinados pelas partes envolvidas e ainda a serem implementados.

Algumas vozes expressam ceticismo sobre o avanço da questão, mas predomina o empenho pela unidade nacional e o fortalecimento dos palestinos frente à necessidade de consolidação democrática e projeção da sua causa enquanto ainda lutam pela libertação da Palestina frente à ocupação israelense.

Moara Crivelente, da Redação do Vermelho,
Com informações da agência Ma'an