China e Uzbequistão prometem intensificar relações bilaterais

O presidente chinês Xi Jinping e seu homólogo uzbeque Islam Karimov prometeram hoje em Xangai impulsionar as relações entre os dois países.

Xi Jinping - Reuters

Karimov se encontra em Shanghai para participar da 4ª Cúpula da Conferência sobre Interação e Medidas de Construção de Confiança na Ásia (CICA, na sigla em inglês).

A cooperação entre a China e o Uzbequistão registrou um rápido desenvolvimento em diversos setores depois que ambos os países estabeleceram uma parceria estratégica e assinaram um tratado sobre cooperação amistosa, disse Xi durante seu encontro com Karimov.

"Estou disposto a continuar mantendo um estreito contato com você, trocar pontos de vista sobre assuntos de interesse comum de maneira oportuna e alcançar mais êxitos nas relações China-Uzbequistão", indicou Xi.

Ao elogiar o Uzbequistão como um importante país na Ásia Central e um importante destino na Rota da Seda, Xi destacou que a China e o Uzbequistão são complementares e têm muito em comum em suas estratégias de desenvolvimento.

O presidente chinês também pediu que a China e o Uzbequistão formulem um plano de desenvolvimento quinquenal para seus futuros laços, aproveitem a oportunidade da construção do Cinturão Econômico da Rota da Seda para expandir a cooperação em comércio, economia, energia e infraestrutura, e promovam o projeto do gasoduto China-Ásia Central.

O mandatário chinês também pediu que os dois países restaurem cuidadosamente a cidade histórica uzbeque de Samarcanda e o Observatório de Ulugh Beg, projetos em que estão colaborando.

A China está disposta a trocar experiências em matéria de governança com o Uzbequistão, insistindo no caminho de desenvolvimento escolhido por seu próprio povo e mantendo o ímpeto do desenvolvimento socioeconômico e a estabilidade social, manifestou Xi.

O presidente chinês também exigiu que os dois países se comuniquem melhor nos assuntos regionais e internacionais, impulsionem conjuntamente os países asiáticos a fortalecer a confiança mútua e cooperação, e defendam a paz, estabilidade e desenvolvimento da região através de plataformas como a CICA.

Por seu lado, Karimov assinalou que as relações Uzbequistão-China experimentaram um desenvolvimento em todos os aspectos desde que Xi visitou o país da Ásia Central em setembro do ano passado.

Elogiando os esforços de Xi para promover a cooperação Uzbequistão-China, Karimov disse que o presidente Xi é um amigo confiável do Uzbequistão.

O presidente uzbeque indicou que seu país admira as estratégias previdentes da China e sua adesão a um caminho selecionado pelo próprio povo, apoia o povo chinês em sua luta pelo Sonho Chinês e manterá firmemente as políticas amistosas para a China, sendo dela será um parceiro leal.

O Uzbequistão está disposto a participar ativamente da construção do Cinturão Econômico da Rota da Seda, promover os intercâmbios econômicos e comerciais e as interconectividades, e aproximar o desenvolvimento do Uzbequistão com a prosperidade da China, acrescentou Karimov.

Fonte: Xinhua