China assume presidência de mecanismo de cooperação asiática

Realizou-se na manhã desta quarta-feira (21), em Xangai, a primeira da 4ª Cúpula da Conferência sobre Interação e Medidas de Construção de Confiança na Ásia (Cica, na sigla em inglês). Os líderes de Estado membros da Cica afirmaram que a cúpula é uma plataforma importante para manter a paz, a estabilidade e a segurança da região. Ainda assim, a presidência, assumida pela China, vai promover o desenvolvimento do mecanismo e consolidar a paz e a segurança na Ásia.

CICA - CCTV

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, disse que os membros da Cica deverão se unir e concretizar as finalidades e os planos da organização. Uma ampliação da cooperação econômica é parte essencial para a Cica., e ele acredita que a reconstrução da rota de seda irá criar uma boa base para o tema.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sugere que a região asiática precisa de um quadro de segurança equilibrado, coordenação mútua e de interesse comum. A Cica não só é uma plataforma útil para consolidar as cooperações nas áreas de política, economia, cultura, ambiente etc, como também tem um papel importante para enfrentar as ameaças e os desafios futuros. Segundo Putin, a China vai promover muito o desenvolvimento da organização durante o seu mandato.

Leia também:
Xi Jinping e Putin afirmam parcerias e promovem multipolaridade
Cooperação com a China é prioridade diplomática da Rússia, diz Putin

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai , expressou que confiança e respeito mútuos para soberania e integridade territorial são conteúdos importantes para a realização da estabilidade e a prosperidade da região.

O presidente apoia o conceito de Segurança da Nova Ásia proferido pelo presidente chinês, Xi Jinping, bem como a sugestão dele para reconstruir a rota da seda. Ele afirmou que essas ações vão trazer grandes oportunidades para a cooperação regional.

O presidente do Azerbaijão, Llham Aliev, disse que o mandato presidencial da China vai contribuir para a paz e a estabilidade na região asiática. Ele pediu a unidade da região para o combate a riscos escondidos na região.

O presidente do Irã, Rohani, revelou que a Cica tem como objetivo promover a confiança mútua entre os países asiáticos e defender em conjunto a segurança da Ásia. Ele acredita que a organização vai ajudar o processo de integração da Ásia.

O presidente da Quirguistão, Almazebek Atambayev, demonstrou que o país valoriza o desenvolvimento da CICA, e os países da região devem se unir para enfrentar os novos desafios e ameaças.

O presidente da Mongólia, Tsakhya Elbegdorg, apontou que a cúpula de Cica já é um mecanismo de diálogo importante na Ásia, para desenvolver relações amigáveis, promover a prosperidade regional, que são prioridade para o país.

Fonte: Rádio China Internacional