'Artefutebolarte' propõe uma viagem pela história do futebol

A exposição Artefutebolarte, que fica em cartaz até 22 de junho no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, apresenta craques da bola clicados por craques da câmera. Com curadoria de Hélio Campos Mello, fotojornalista e diretor da Revista Brasileiros, a exposição é quase uma brincadeira, já que faz um pararelo histórico e contemporâneo entre o esporte e as artes plásticas. Ou seja: relaciona jogadas inesquecíveis com obras de arte.

futebol arte - Jorge Araújo/Divulgação

A mostra foi inaugurada a poucas semanas do início da Copa do Mundo e exalta o Brasil como o criador deste estilo que privilegia o “jogar bonito” em vez de levar ao campo apenas o jogo técnico e frio. Algumas imagens apresentam momentos quase sobrenaturais: jogadores que, como em um passe de mágica, parecem voar, bicicletas inesquecíveis e comemorações emocionantes.

Dividida em três núcleos, a viagem pela história do esporte nacional começa no hall do Instituto Tomie Ohtake, em um espaço retangular que remete às arquibancadas de um estádio. Este primeiro núcleo conta com imagens de Ricardo Stuckert, Paulo Pinto e Jorge Araujo, que revelam fotos primorosas de craques como Ronaldo, Ronaldinho e Neymar.

O segundo núcleo traça uma relação direta entre o futebol e a arte no Brasil, desde o final do século 19 até os dias de hoje. As fotografias são intercaladas com obras de arte correspondentes aos períodos das imagens. Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Almeida Junior, Aguillar, Rubens Gerchman, Cildo Meirelles e outros artistas ficam lado a lado com fotos de Pelé, Mané Garrincha, Tostão, Zico, Romário, Ronaldo e outros jogadores de destaque mundial.

No último núcleo, o artista plástico Lula Wanderley propõe uma espécie de reiveinvenção do futebol. São três vídeos com jogadas memoráveis de Pelé, Maradona, Zidane e Romário, que o artista retrabalhou digitalmente e retirou a bola.

O que ressalta da exposição é a paixão pelo futebol e o futebol apaixonante que aportou no Brasil em 1894, na bagagem de Charles Miller. Talvez a mostra seja uma espécie de celebração pelo país sediar pela segunda vez a Copa, um dos maiores eventos esportivos do mundo, que tem início no dia 12 de junho.

Serviço: 
Artefutebolarte
Quando: até 22 de junho, de terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 201
Entrada pela Rua Coropés, em Pinheiros, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: (11) 2245-1900


Fonte: Rede Brasil Atual