Brasília sedia mobilização contra exploração sexual infantil 

Nesta quarta-feira (21) uma grande programação foi realizada em Brasília para marcar a mobilização nacional pelo fim do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação é uma união de forças do governo federal por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) com a parcerias de outros órgãos federais, inclusive o Ministério do Turismo, a sociedade civil e organismos internacionais. 

Brasília sedia mobilização contra exploração sexual infantil

A cerimônia “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, é em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e teve atividades durante todo o dia, iniciando com a Caravana Siga Bem Criança, que saiu às 8 horas em uma passeata a partir da Funarte, no eixo Monumental, até o estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Lá houve atividades culturais para as crianças e adolescentes.

O cantor Sérgio Reis, padrinho do projeto Siga Bem Criança, e a apresentadora Xuxa Meneghel, representante da Rede Não Bata, Eduque!, participaram da passeata. Segundo Sérgio Reis, a caravana Siga Bem conta com a participação de mais de 61 mil caminhoneiros que se comprometeram a denunciar casos de violência sexual. "Essa missão nossa é muito grande, é dura. Mas, nós temos que conseguir. Eles (caminhoneiros) são nossos parceiros", disse.

Prêmio para quem ajuda

À tarde, a partir das 14 horas, aconteceu uma solenidade na Câmara dos Deputados, com a presença de autoridades e ministros, deputados e senadores, para o lançamento da publicação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a apresentação do Dossiê Amazonas.

Também houve a solenidade de entrega do Prêmio Neide Castanha, que homenageia personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Também foi lançada a grife de camisetas Faça Bonito.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente é a promotora da entrega do Prêmio Neide Castanha, que, em sua 4ª edição, destacou os trabalhos realizados em prol das crianças e dos adolescentes e que contribuiram com a causa da infância.

O prêmio é dividido em cinco categorias: boas práticas, cidadania, produção de conhecimento, protagonismo de crianças e adolescentes e responsabilidade social focada em empresas.

Foram premiados: o Ministério da Educação (produção de conhecimento); a Rádio Globo (responsabilidade social); a Oficina de Imagem, de Belo Horizonte (protagonismo de crianças e adolescentes); o Centro de Orientação em Educação e Saúde (Cores), de Rio Verde (GO), na categoria boas práticas; e a professora e pesquisadora Eva Faleiros (cidadania).

Neide Castanha foi uma militante a favor dos direitos humanos e sociais de crianças e adolescentes. Filiada ao PCdoB, ela esteve presente na mobilização pelo Estatuto da Criança e Adolescente, na formulação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que depois resultou na criação do comitê nacional, o qual esteve à frente até a data de sua morte, em 2010.

Da Redação em Brasília
Com agências