Evo Morales e Lula inauguram seminário que antecede reunião do G77

Nesta quinta-feira (22), o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o ex-mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva participam de um seminário denominado “Frente a Mudança Climática: Economia e Sociedade para Viver Bem", que acontece na cidade de Santa Cruz de La Sierra.

Evo Morales e Lula inauguram seminário que antecede G77 - Arquivo Telesur

O evento é um encontro prévio a Cúpula do G77+China, que será realizado na Bolívia entre os dias 14 e 15 de junho. Segundo o ministro boliviano de Meio Ambiente, José Zamora, “o seminário é uma das atividades acadêmicas mais importantes, antes da celebração da Cúpula”.

Entre os expositores do seminário estarão também o intelectual francês Eric Sabourin, os investigadores chineses Chang Jiwen e Ling Hua, e o embaixador da China na Bolivia, Li Dong.
Após a chegada em Santa Cruz, Lula confirmou sua aliança com o chefe de Estado boliviano de Estado na construção de uma América Latina mais unida e justa. "Eu me sinto mais perto do coração da Bolívia e compartilho o sonho de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática", disse ele.

De acordo com o ex-presidente brasileiro, uma das tarefas pendentes é “fomentar a integração de toda a América Latina”. Lula afirmou ainda que “a paz que reina na região deve ser um patrimônio de todos”.

Por último, ele destacou o compromisso social dos governos progressistas e a necessidade de preservar a democracia como pilar de liberdade e progresso. “A democracia se fortalece e consolida quando a riqueza se distribui de forma igualitária, quando se estende a todos a oportunidade de levar uma vida mais digna”, enfatizou.

Honoris Causa

O ex-presidente Lula recebeu nesta quarta-feira (21), o título de doutor honoris causa da Universidade de Aquino Bolívia (Unabol), em Santa Cruz de la Sierra. “Levo com muito carinho esse título para o Brasil.”

O ex-presidente lembrou da aproximação entre os dois países no seu governo e no da presidenta Dilma Rousseff e ressaltou a importância da integração regional no campo da educação e da cultura.

A Unabol tem cerca de cinco mil estudantes brasileiros, que lotaram o auditório da universidade. A instituição aprovou por unanimidade a outorga da máxima distinção de doutor honoris causa em educação para Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Universidade, Dr. Matin Dockweiler Cárdenas, ao conceder o título, lembrou que o governo Lula reduziu a mortalidade infantil e combateu a pobreza no Brasil.

Assista ao vídeo:

O ex-presidente lembrou os preconceitos da elite brasileira, que tratava os pobres como um problema sem solução. “Quando têm oportunidades, os pobres são a parte essencial das soluções”. Ele também afirmou que o pobre, antes do seu governo, só entrava na universidade brasileira como objeto de estudo. “Democratizar nossas universidades foi um dos mais importantes desafios do meu governo”. Citou realizações como a ampliação das vagas nas universidades federais, a abertura de 14 novas universidades, o Prouni e o Fies, que permitiram que o Brasil duplicasse o número de estudantes universitários, passando de 3,5 milhões em 2003 para 7 milhões em 2013.

Com a aprovação, no governo Dilma, da destinação dos royalties do pré-sal para educação, Lula disse que o Brasil poderá avançar ainda mais rápido para tirar o atraso secular do país no campo da educação.

Théa Rodrigues, da Redação do Portal Vermelho,
Com informações do Instituto Lula e da Telesur