Inácio propõe homenagens no centenário de Humberto Teixeira 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) propôs à ministra da Cultura, Marta Suplicy, que o compositor cearense Humberto Teixeira, o Doutor do Baião, seja agraciado, in memoriam, com a Ordem do Mérito Cultural (OMC), edição 2014. E ao presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, ele propôs a inclusão do artista no Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais da ECT para 2015.

Inácio propõe homenagens no centenário de Humberto Teixeira

“O centenário de nascimento de Humberto Teixeira será comemorado no próximo ano. Humberto Teixeira foi, por toda a sua vida, um incansável militante na promoção e defesa da autêntica cultura popular brasileira”, justifica o parlamentar.

Já foram agraciados com a Ordem do Mérito Cultural o maestro cearense Eleazar de Carvalho, o cartunista Henfil, a apresentadora Hebe Camargo, o escritor Jorge Amado, os compositores Herivelto Martins e Nelson Cavaquinho, dentre outros. “Humberto Teixeira tem todos os méritos para estar também nesse rol”, defende o senador.

Nascido em Iguatu, em cinco de janeiro de 1915, e falecido no Rio de Janeiro, em 1979, ele foi uma das mais importantes personalidades da cultura nordestina e brasileira no século 20. Advogado, político, instrumentista, poeta, compositor (com cerca de 300 composições gravadas no Brasil e no exterior), membro ativo da União Brasileira de Compositores, foi parceiro de Luiz Gonzaga em obras-primas imortais do cancioneiro nacional, que lhe valeram o apelido de Doutor do Baião.

“Dentre tantas obras inesquecíveis, destaca-se Asa Branca, seguramente uma das mais importantes composições da música popular brasileira em todos os tempos, assim reconhecida tanto pelo gosto popular como pela opinião dos especialistas”, argumenta Inácio Arruda.

O artista também foi deputado federal em 1954, tendo se destacado na luta em defesa dos direitos autorais e pela aprovação da lei conhecida pelo seu nome, que promovia a divulgação da música brasileira no exterior, por meio de caravanas musicais financiadas pelo Governo Federal. Sua biografia foi registrada no filme musical “O homem que engarrafava nuvens”, de Lírio Ferreira, produzido pela filha de Humberto, a atriz Denise Dumont.

“A concessão da Ordem do Mérito Cultural a Humberto Teixeira representará um importante reconhecimento institucional ao seu trabalho, às vésperas da comemoração do centenário do seu nascimento. Da mesma forma, com a emissão, pelos Correios, de Selo Comemorativo do seu Centenário, a ECT estará homenageando um dos mais legítimos representantes da nossa cultura”, afirma o senador cearense.

Da Redação em Brasília
Com informações do Sen. Inácio Arruda