Mais de 70% dos venezuelanos rejeitam ingerência dos EUA, diz pesquisa

A mais recente pesquisa divulgada pela empresa venezuelana Hinterlaces apontou que 73% dos cidadãos do país rejeitam as sanções anunciadas pelo governo dos Estados Unidos por considerarem que se trata de uma “intromissão nos assuntos internos da Venezuela”. A sondagem, realizada entre os dias 10 e 17 de maio, ouviu 1,2 mil pessoas.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho

Na Venezuela, a tentação do golpe de Estado - Latuff/ Opera Mundi

A enquete revelou ainda que 64% dos entrevistados não concordam que o governo norte-americano opine sobre o que está ocorrendo atualmente no país.

Além disso, 73% dos cidadãos venezuelanos pensam que as chamadas “guarimbas” pioraram a situação do país. A pesquisa demonstra também que 88% dos entrevistados rejeitam o bloqueio das ruas e avenidas como medida de protesto. Sendo assim, se mantém o repúdio aos atos violentos promovidos por grupos de direita desde o dia 12 de fevereiro deste ano.

Leia também:
Unasul divulga nota de rechaço aos EUA por ingerência na Venezuela
Venezuela faz denúncia formal contra os EUA em reunião da Unasul

Esses resultados refletem a desconfiança em relação ao modus operandi do imperialismo norte-americano, que insiste no pretexto de que o governo do presidente Nicolás Maduro limita a liberdade de expressão e viola os direitos humanos na Venezuela.

Na semana passada, o chanceler da Venezuela, Elías Jaua, apresentou a "primeira denúncia formal" contra o governo dos Estados Unidos por "ingerência nos assuntos internos venezuelanos” à União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Por sua vez, o organismo regional respaldou as acusações venezuelanas emitindo uma nota de repúdio, através da qual afirma que a posição estadunidense afeta negativamente o diálogo entre o governo e a oposição do país sul-americano, que buscam pôr fim aos violentos protestos, que já deixaram mais de 40 mortos.