Dia Internacional da Saúde da Mulher é marcado por avanços no Brasil

Nesta quarta-feira (28) é celebrado o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, definido no 4º Encontro Internacional da Mulher e Saúde que ocorreu na Holanda em 1984. O encontro foi marcado pela realização do "Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos das mulheres", em que foram discutidas questões cruciais como a mortalidade materna, uma grave questão ainda hoje, 30 anos depois, em boa parte do mundo.

dia saude mulher - Muda Mais

No Brasil, o Ministério da Saúde definiu também o dia 28 como o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, em 2003. Nos últimos 10 anos, houve uma redução de 55,3% no índice de mortalidade materna entre as mulheres brasileiras. Em 2011, quase todas as gestantes (97,3%) fizeram ao menos uma consulta de pré-natal e o número de óbitos caiu sensivelmente, de 143 a cada 100 mil nascimentos, em 1990, para 63,9 hoje. É preciso seguir lutando para diminuir ainda mais esse índice.

Desde 2011 existe um programa, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que otimiza o atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém-nascido e crianças até dois anos de idade. A Rede Cegonha, apresenta uma maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, profissionais de saúde mais preparados para acolher a gestante e a criança e atendê-las com segurança e o cuidado. Com isso, o objetivo é humanizar a atenção à saúde das mulheres e de seus filhos.

A saúde das mulheres não se resume à atenção à mortalidade materna. É preciso um cuidado global com as especificidades das necessidades femininas – que vão desde consultas periódicas ao ginecologista, passando pela prevenção do câncer do colo de útero e ao câncer de mama; tratamento hormonal seguro e adequado às mulheres na menopausa e às mulheres trans; tratamento de fatores de risco para doenças do coração; especial atenção a doenças infectocontagiosas, incluindo a gripe; campanhas voltadas à prevenção e ao tratamento do HIV entre o público feminino, além de diversas outras áreas. Por isso, nada melhor do que aproveitar a data para procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de você.

Fonte: Muda Mais