Rússia convidou a Argentina para próxima reunião do Brics

Depois de um encontro realizado entre os chanceleres da Argentina e da Rússia, o governo do país sul-americano informou, nesta quarta-feira (28), que recebeu um convite para participar da próxima reunião do Brics.

Os ministros Héctor Timerman, da Argentina, e Seguéi Lavrov, se reuniram “no marco da associação estratégica que tem base na visão comum sobre a essência das relações internacionais e dos valores e objetivos de bem-estar comum”, informou a chancelaria argentina.

Lavrov assegurou que quando o presidente Vladimir Putin chegar ao Brasil para participar da Cúpula do Brics “haverá uma oportunidade para se reunir com Cristina Kirshner e outros presidentes”.

De acordo com informações do comunicado divulgado pelo governo argentino, os chanceleres repassaram a situação internacional e regional, assumindo que os conflitos internacionais têm uma solução sustentável unicamente se for trabalhado o fortalecimento de um sistema multilateral sólido em assuntos internos em outros Estados por maios econômicos, políticos ou militares.

Timerman e Lavrov assinaram uma declaração conjunta sobre abstenção de alocação de armamento em espaço ultraterrestre, reafirmando seu compromisso com o desarmamento e não proliferação de armas.

Da mesma forma, os chanceleres combinaram a próxima conclusão de acordos sobre cooperação penal e judicial, usos pacíficos de energia nuclear, cooperação tecnológica e temas relativos à defesa.

Sobre as relações econômicas propuseram os aspectos necessários para continuar intensificando o comércio bilateral, promovendo investimentos e empreendimentos conjuntos. Neste sentido, Timerman expôs a crescente cooperação sul-sul levada a diante pela Argentina e propôs incluir a Rússia em projetos de cooperação triangular.

Fonte: Telesur
Tradução: Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho