José Reinaldo: Obama e o falso pacifisimo

Em sua coluna “Ponto de Vista”, o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo, analisa o último pronunciamento e as atitudes do presidente norte-americano Barack Obama. “Ao mesmo tempo em que defendeu platitudes sobre o multilateralismo e o papel da diplomacia, Obama reiterou a ‘guerra ao terrorismo’”, disse.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

obama bush - AP

Para José Reinaldo, o anúncio de Barack Obama nesta quarta-feira (28) sobre as novas linhas da política externa dos Estados Unidos foi uma jogada de sentido eleitoral. “Simbolicamente, o pronunciamento foi feito no mesmo cenário em que 12 anos atrás o ex-presidente George W. Bush proclamou a política externa belicista que tantos danos provocou à paz mundial e à segurança internacional”, falou.

Segundo o editor, não é a primeira vez que Barack Obama faz semelhante discurso sobre política externa, semeando a ilusão de que a paz está pendente da ação do seu governo. “A ofensiva para derrocar o governo sírio; a intervenção militar na Líbia; a estratégia militar voltada para a Ásia; o novo papel da Otan; a posição militarista na Península Coreana; as ameaças de desestabilização da Venezuela; a interferência direta na crise ucraniana, fomentando um golpe de Estado e instrumentalizando forças fascistas, em atos de provocação aberta contra a Rússia, demonstram o quanto são falsas as promessas multilateralistas e pacifistas dos Estados Unidos”, contou.

Ouça a coluna na íntegra na Rádio Vermelho: