Lançada pré-candidatura de Junior Piaia a deputado estadual

Lideranças estaduais do PCdoB e das cidades de Braga, Cruz Alta, Nova Ramada, Santo Ângelo e Tenente Portela, lideranças da comunidade, conjuntamente com militantes e amigos compareceram para o ato oficial de lançamento da Pré-candidatura de Junior Carlos Piaia a Deputado Estadual em duas cidades da região neste sábado.

piaia - Adriano Daltro

Em Ijuí com um almoço no CTG Piazito Carreteiro e em Santa Rosa, com um jantar no Restaurante Ponto 10. Em Ijuí, o ato teve também a presença de Maria Ribeiro Prestes, viúva do Comandante Luiz Carlos Prestes, que autografou seu livro autobiográfico “Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”.

Adalberto Frasson, Vice-presidente Estadual do PCdoB disse que há uma coincidência entre o ato político e a comemoração pelos 90 anos da Coluna Prestes. “A coluna vitoriosa nos faz lembrar da luta que nós queremos que a região das missões e do noroeste do estado tenham, a partir do ano que vem na Assembleia Legislativa. Junior Piaia, pelo que representa e pela sua história ao lado das causas do povo é o nome que vai ajudar a dar continuidade nesta caminhada de importantes mudanças e transformações sociais pelas quais o Brasil e o Rio Grande do Sul passam. Hoje nos reunimos iniciando uma caminhada que tem tudo para ser vitoriosa”.

“Vir a Ijuí é renovar as energias e as convicções. Mas nós precisamos antes de mais nada, preparar a nossa torcida, não só para torcer, mas para que entre em campo e jogue com a gente”, disse o Deputado Federal Assis Melo, que é Pré-candidato a reeleição. “Você será um representante digno dessa região e nós estamos aqui para dizer que estamos contigo”, concluiu o Deputado.

Uma das presenças mais aclamadas ao ato foi a de Abigail Pereira. Abigail comporá a chapa majoritária ao governo do estado, ao lado do Pré-candidato a governador Tarso Genro “Quando entrei neste salão li esta frase que nos recebe e que faz esta alusão aos que são 'Piazitos', mas que com determinação e empolgação se tornam grandes. Assim somos nós, do PCdoB. Quando escutamos os depoimentos de Maria Prestes, histórias de luta do nosso povo, nos orgulhamos muito da nossa luta e nossa militância se agiganta e com essa determinação e empolgação é que vamos encarar os desafios que temos neste ano eleitoral”.

Em sua manifestação, Junior Piaia expressou sua confiança no momento político pelo qual passa o Brasil e o Rio Grande, mas também o PCdoB. “A soma dos ensinamentos que eu trouxe de berço, da minha família e da minha experiência política de mais de 30 anos me dão muita confiança para assumir esse desafio eleitoral que certamente, junto com cada um e cada uma de vocês, será vitorioso. Mas mais do que isso, é contar com todos vocês para ajudarmos a Dilma e o Tarso a dar prosseguimento ao processo de mudanças sociais em curso no país, que está melhorando a vida de todos nós”.

Em Santa Rosa, mobilização regional

Após o ato político em Ijuí e uma reunião de trabalho ainda na tarde de sábado, entre a Executiva Municipal e representantes da Direção Estadual do PCdoB, para avaliação dos preparativos para a campanha eleitoral na região, Junior Piaia e as demais lideranças se deslocaram à Santa Rosa para nova ato de lançamento da Pré-candidatura de Piaia naquela cidade. Além das lideranças presentes em Ijuí, em Santa Rosa Piaia contou com o apoio da Vereadora de Santa Rosa, Sônia Conti, do Vereador de Três Passos, César Santos e da ex-Vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha que mobilizaram também a militância da região.

“Esse momento nos traz muita alegria porque para reunir amigos não precisamos de motivos.
Todos nós estamos aqui porque desejamos e lutamos por dias melhores. É por isso que a gente faz política e hoje é dia de confirmar de que lado estamos e por quê. Nós estamos com Junior Piaia, um grande amigo, filho de colonos como eu e que tem trabalhado muito, na Secretaria do Meio Ambiente, pelo desenvolvimento sustentável em nosso estado”, disse Sandra Padilha.

Adalberto Frasson voltou a ressaltar a necessidade de um representante da região comprometido com as importantes mudanças econômicas e sociais pelas quais o país e o estado passam. “Piaia tem comprometimento com essa luta, porque muita coisa precisa se fazer ainda, aprofundando ainda mais este processo de mudanças. Nós do PCdoB, temos essa responsabilidade com o nosso”.

O Deputado Estadual Raul Carrion também defendeu o processo de avanços sociais em curso no país. “Essa batalha que vamos enfrentar é uma batalha estratégica e histórica. O que está em jogo não é só a reeleição de Dilma, Tarso e a eleição de Olívio Dutra ao Senado. Está em jogo avançarmos ainda mais nas conquistas sociais e para isso precisamos de uma bancada de Deputados Federais e Estaduais que estão do lado destas mudanças como o Assis Melo e o Junior Piaia”.

O Deputado Federal Assis Melo ressaltou o posicionamento do PCdoB ao lado do povo e dos trabalhadores. "As pessoas sempre nos perguntam o que faz um Deputado Federal dizendo que um deputado não faz nada. O que é preciso para avaliar o papel de um deputado? É preciso antes identificar de que lado ele está e a quem ele representa e defende. Nós do PCdoB não titubeamos porque a gente sabe qual o nosso papel e o nosso compromisso. Nós estamos do lado do Brasil que trabalha".

Junior Piaia lembrou de inicio a sua passagem, ainda na década de 80, para uma tarefa política na cidade e dos amigos que fez neste período, muitos dos quais, reencontrou neste dia. Piaia falou da grande motivação para esta campanha e de sua convicção no projeto político do PCdoB. “Ao longo do tempo vamos percebendo que fazer política requer alguns pressupostos básicos. Precisamos saber onde queremos chegar, não do ponto de vista pessoal e individual, mas do ponto de vista social. Nós entramos nesta disputa sabendo de que lado estamos. O PCdoB está nesta luta para melhorar a sociedade e neste momento decisivo que estamos vivendo, de mudanças que não podem parar, quero contribuir com o debate do desenvolvimento regional a partir das potencialidades da nossa região que estão na atividade agropecuária a na indústria. Eu tenho uma grande caminhada, inclusive nesta cidade, mas a caminhada maior está adiante e nesta, juntos, nós entraremos para vencer”, concluiu.

De Ijuí,
Adriano Daltro