Putin e Angela Merkel irão se reunir em 6 de junho na Normandia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, irá se reunir com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em 6 de junho, segundo informou esta terça-feira (3), o serviço de imprensa do Kremlin.

Vladímir Putin e Angela Merkel - RiaNovosti

A reunião bilateral dos dois chefes de Estado terá lugar na Normandia, para onde os líderes virão a fim de celebrar o 70º aniversário do Dia D, ou seja o desembarque das tropas aliadas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin especificou que Putin e Merkel tinham mantido na véspera da reunião uma conversa telefônica, durante a qual abordaram a situação na Ucrânia, assim como as negociações trilaterais UE-Ucrânia-Rússia sobre os envios de gás.

Na segunda-feira (2 de junho), o secretário de imprensa do presidente russo, Dmitri Peskov, anunciou que Putin planeja reunir-se em 6 de junho com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. Anteriormente, tinha se tornado conhecido que em 5 de junho o chefe de Estado russo irá se reunir em Paris com o presidente francês, François Hollande.

Enquanto isso, o encontro de Putin com o presidente dos EUA, Barack Obama, também convidado para as celebrações na Normandia, não é programado, segundo relatou a RIA Novosti, citando o assessor presidencial Yuri Ushakov. Também não é agendada reunião do líder russo com o presidente eleito da Ucrânia, Piotr Poroshenko. Putin não irá participar de sua posse, marcada para 7 de junho em Kiev.

Os encontros de Putin com os líderes ocidentais em 6 de junho serão os primeiros após a reintegração da Crimeia na Rússia, em março de 2014.

Fonte: Voz da Rússia