Reunião entre Lavrov e Kerry terá Ucrânia como tema central

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, vai se reunir com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, para enfatizar a posição de seu país sobre a escalada violenta dos acontecimentos na Ucrânia.

Serguei Lavrov e John Kerry

A pedido do colega dos EUA, a reunião será realizada na quinta-feira (5), em Paris, no contexto das comemorações do 70º aniversário do desembarque das tropas aliadas na Normandia na Segunda Guerra Mundial, informou o canal Russia 24.

Em conversa telefônica recente com Kerry, Lavrov pediu aos Estados Unidos para reivindicar às autoridades ucranianas para que cessem imediatamente os ataques contra a população do sudeste, onde as mortes de civis vítimas dessas ações armadas aumentam diariamente.

Lavrov deplorou a aposta de Kiev pela violência e o uso de aviões de combate, veículos blindados e artilharia pesada na operação punitiva realizada contra as regiões orientais da Ucrânia.

Moscou insiste em um cessar-fogo imediato e no início de negociações com representantes das regiões à frente de um diálogo nacional global na Ucrânia.

Falando ao canal francês TF1 e da Europa -1 estação de rádio, o presidente Vladimir Putin negou a presença no território ucraniano de conselheiros militares e grupos russos.

Não há tropas russas na Ucrânia nem há instrutores no sudeste. Não havia nenhuma, e não há, disse Putin.

Também refutou o chefe do Kremlin de que a Rússia tem a intenção de anexar ou desestabilizar o Oriente ucraniano.

Putin sugeriu às autoridades ucranianas promover o diálogo com seu próprio povo, e não " o uso de armas, tanques, aviões, mas através de um processo de negociação ", disse o presidente.

Na opinião do estadista russo, a crise ucraniana não deve levar a uma nova Guerra Fria, enquanto a sua solução deve passar por um diálogo pacífico, disse ele.

Putin destacou nos fragmentos das entrevistas reproduzidas nesta quarta-feira (4) que a Rússia está pronta para o diálogo com os Estados Unidos, porque esse é o melhor caminho para o entendimento mútuo.

Ao mesmo tempo, o presidente russo ressaltou que Washington continua suas ações agressivas na arena internacional.

Não é segredo que a política mais agressiva e difícil em busca de seus próprios interesses como entendem os dirigentes norte-americanos , a leva precisamente os EUA , disse Putin.

Ele comparou que, enquanto praticamente não há grupos russos no exterior, as tropas americanas são implantadas em todo o mundo, incluindo bases militares, e procura decidir o destino de outros povos, a milhares de quilômetros de sua própria fronteira, lamentou Putin.

Fonte: Prensa Latina