Cleso Moraes discute pré-campanha com colaboradores

Cleso Moraes da FUNAI
O pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Cleso Moraes, realizou nesta qyarta feira, na sede do PCdoB-TO, a primeira reunião de coordenação e apoiadores. Cleso apresentou os dirigentes do PCdoB que estavam presentes e também seus amigos e apoiadores e formulou o que será a proposta de um mandato popular, pautado pela valorização das culturas tradicionais, povos indígenas e comunidades quilombolas, respeito ao meio-ambiente e apoio as lutas da juventude das cidades por educação, cultura, lazer e emprego na idade certa.

Cerca de quinze pessoas participaram do encontro onde foi debatido a situação política estadual e nacional, organização e estrutura da pré-campanha de Cleso Moraes e de suas campanha a partir da Convensão do Partido.

Cleso Fernandes Moraes é indigenista, funcionário de carreira da FUNAI, ingressou como "Chefe de Posto" que ficava dentro das Reservas Indígenas, em 1983, na época que estar nesta função significava ser o único homem branco em um raio de centenas de quilometros, dando assistência aos indígenas, combatendo e buscando pacificar tentativas de agressoões ou invasões brancas aos territórios, a pesca e caça predatória por parte dos brancos. O chefe de posto também trabalhava recebendo pesquisadores e conhecendo a região. Atualmente estava à frente da Coordenação Regional da Funai no Centro Norte, trabalahndo com uma equipe de mais de cem pessoas do corpo técnico e colaboradores tendo desenvolvido ações da Autarquia com povos indígenas dos estados do Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Pará numa população de mais de 30.000 índios divididos em mais de dez etnias. Cleso é Graduado em História pela UFT e participou do Movimento Estudantil na época da luta pelo ensino público e gratuíto sendo um dos lideres do ME em Araguaína e concorrido ao DCE/UINTINS em 2001 como candidato a presidente.

No PCdoB, Cleso é membro do Comitê Municipal de Araguaína desde 2002 e foi do Comitê Estadual de 2005 a 2013.