Divergências marcam debate Colômbia e candidatos seguem empatados

Divergências em temas como a segurança cidadã e relações internacionais marcaram o debate televisivo entre os dois candidatos à presidência colombiana, Juan Manuel Santos e Oscar Iván Zuluaga, que se enfrentarão nas urnas no dia 15 de junho.

Colômbia: Disputa presidencial é marcada por escândalos - Reprodução

No primeiro encontro depois das eleições do dia 25 de maio, os dois aspirantes defenderam suas visões de governo com diferenças substanciais em diversos temas.

O atual mandatário e candidato à reeleição sublinhou que na política exterior houve um giro importantíssimo: "Antes estávamos nas listas negras dos direitos humanos, exigiam-nos visto até nos países centro-americanos. Hoje é tudo o contrário".

Por sua vez, Zuluaga sublinhou que enfrentará "os dois grandes inimigos da democracia: o terrorismo e o narcotráfico" e advogou por uma política ativa de inserção na economia global, mas Santos rechaçou que voltar à agenda do narcotráfico e do terrorismo é voltar ao passado.

"Fizemos uma mudança em muitas frentes, passamos da vergonha à admiração", apontou Santos, que sublinhou que uma política internacional efetiva deve ter boas relações com os vizinhos. Nossa agenda internacional é a educação, a cooperação, o meio ambiente, acrescentou.

Quanto à segurança cidadã, tanto Santos como Zuluaga coincidiram que se deve fortalecê-la e que se vive com temor de sair às ruas, mas cada um a partir de seu ponto de vista. O presidente-candidato disse que se uma pessoa vive com medo, não pode progredir. E ainda reconheceu que falta muito caminho por percorrer. Ele ressaltou a redução das cifras de homicídios durante seu mandato que, segundo disse, é a mais baixa nos últimos 35 anos.

O candidato opositor, por sua vez, assinalou a importância de retomar os conselhos de segurança e lutar contra o microtráfico de drogas, e rebateu o que foi por Santos ao assinalar que a seu julgamento "as cifras não mostram avanços nesta matéria".

Intensão de voto

O presidente da Colômbia e o candidato opositor Óscar Iván Zuluaga estão empatados para o segundo turno da eleição presidencial, previsto para 15 de junho, revelam duas pesquisas publicadas nesta quinta-feira.

Segundo o instituto Gallup Colombia, Zuluaga tem 48,5% da preferência do eleitorado, contra 47,7% para Santos, que tenta a reeleição. A margem de erro é de 5%.

Já o instituto Datexco prevê a vitória de Santos com 41,9% dos votos, contra 37,7% para Zuluaga, e 5,8% de indecisos. A margem de erro é de 2,83%.

No primeiro turno, disputado em 25 de maio, Zuluaga venceu com 29,3% dos votos, contra 25,7% para Santos.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina