Agenda dos trabalhadores no Congresso é debatida em Salvador
A pauta dos trabalhadores no Congresso Nacional foi o tema do encontro realizado na tarde desta segunda-feira (09/06), pelo mandato do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), no auditório dos Sindicatos dos Bancários da Bahia, em Salvador. O encontro, que reuniu trabalhadores, dirigentes sindicais e parlamentares, contou com a palestra do jornalista e assessor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Carlos Verlaine.
Publicado 09/06/2014 21:01 | Editado 04/03/2020 16:15
Responsável pela apresentação da Agenda legislativa dos trabalhadores no Congresso, Verlaine tratou da complexidade e dificuldade que a bancada sindical atravessa no Parlamento. Segundo ele, a manutenção e ampliação de mandatos de parlamentares que defendam o interesse dos trabalhadores é ponto crucial nesta eleição.
“Os empresários contam com 270 representantes no Congresso. Os trabalhadores com 91, sendo 83 deputados e 8 senadores. A correlação de forças é desleal. Se não fosse o movimento sindical e de trabalhadores, estaríamos em uma situação pior”, declarou Verlaine. Mesmo com esse número, apenas 30% da bancada sindical atua, de fato, na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Sobre a atuação do deputado Daniel Almeida, que é da bancada sindial, Marcos Verlaine afirmou que sua atuação tem papel fundamental na defesa dos aposentados e das mais diversas categorias de trabalhadores. “Daniel é um dos mais atuantes deputados que militam na área sindical. Sua colaboração é de grande valia”. Na ocasião, Verlaine ainda apresentou projetos que beneficiam e prejudicam os trabalhadores, que estão em tramitação no Senado e na Câmara.
Atuação
Segundo Daniel Almeida, o plenário cheio revela a compreensão que os trabalhadores e o movimento sindical têm sobre o tema. “As principais organizações sindicais da Bahia estão aqui. Os dados apresentados por Verlaine são expressivos e devem fazer parte da avaliação nesse momento de eleição.”
O parlamentar apontou a trajetória de avanços que a classe trabalhadora obteve nos últimos anos e reafirmou a necessidade em manter esse desenvolvimento em curso, reelegendo a presidenta Dilma e parlamentares simpáticos as lutas populares.
“A direita vem muito ofensiva nessa eleição, com o objetivo de barrar o avanço do governo progressista. O movimento social e sindical precisa permanecer nas ruas. Estamos em um momento crucial. São dois projetos bem definidos em disputa no país”, finalizou Daniel Almeida.
O encontro contou com a presença do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), do vereador de Salvador, Everaldo Augusto, dos presidentes do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos, e da CTB Bahia, Aurino Pedreira, além de representantes das mais diversas forças sindicais do Estado.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro