Cubanos no Líbano solidarizam-se com compatriotas presos nos EUA

Cubanos residentes no Líbano expressaram nesta segunda-feira (9) sua solidariedade com os três compatriotas antiterroristas encarcerados nos Estados Unidos, e cumprimentaram a jornada mundial de apoio a sua libertação que tem como centro a cidade de Washington.

Cinco de Cuba - Reprodução

Um comunicado emitido em Beirute reivindicou a liberdade incondicional de Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e Ramón Labañino, três dos cinco cubanos presos em 1998 depois de se infiltrarem em grupos terroristas em Miami e alertar sobre os planos terroristas contra sua pátria e o próprio Estados Unidos.

"Nós cubanas e cubanos residentes no Líbano apoiamos a 3ª Jornada de Denúncia e Solidariedade Cinco Dias pelos Cinco", que começou na quarta-feira anterior na capital estadunidense e se estenderá até o próximo dia 11 de junho, depois de inumeráveis mobilizações a nível mundial, expressou a nota.

Cubanos radicados no país árabe têm demonstrado em outras ocasiões apoio aos Cinco, como se conhece o grupo de antiterroristas que também integraram René González e Fernando González, agora livres após cumprir integralmente suas condenações.

Na sexta-feira anterior, mais de meia centena de libaneses e palestinos do Movimento de Solidariedade pela Libertação dos Cinco Heróis realizaram uma marcha em prol da libertação dos cubanos, na Porta de Fátima, um ponto muito sensível da fronteira do Líbano com Israel.

Fonte: Prensa Latina