Perpétua chefia missão para tratar da situação dos estudantes 

A comitiva de parlamentares e representantes do Mercosul, chefiada pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), se reuniu esta semana na cidade de La Paz, na Bolívia, com integrantes dos ministérios da Saúde, da Educação e do Congresso boliviano; e também em Santa Cruz de La Sierra com estudantes brasileiros e reitores das principais universidades do país andino.

Perpétua chefia missão para tratar da situação dos estudantes

 Ao exemplo do encontro em 2013, a deputada Perpétua fez a ponte entre os estudantes brasileiros e autoridades bolivianas para buscar soluções para os principais problemas enfrentados pelos alunos.

Na conversa com os ministérios da Saúde e da Educação e parlamentares bolivianos, a comitiva discutiu soluções para fortalecer a integração entre os dois países, incluindo o debate sobre a inclusão da Bolívia como membro do Mercosul.  Os deputados brasileiros pediram para que as autoridades bolivianas avaliassem a possibilidade do internato, espécie de residência médica,  fosse feito no Brasil, com o reconhecimento das instituições da Bolívia.

Na cidade de Santa Cruz de La Sierra, maior polo econômico do país e centro educacional com mais de 150 mil estudantes universitários, a comitiva se reuniu com alunos e com reitores das principais universidades.

Atualmente, 26 mil brasileiros estão na Bolívia, o que representa a entrada de quase 300 milhões de dólares por ano só com a ida de estudantes brasileiros para a Bolívia. Do total, quase seis mil são acreanos, alunos que vêm encontrando dificuldades para realização de estágios e do “exame de grado”, correspondente a prova final de graduação, e sofrendo com a burocracia para conseguir visto permanente no país andino.

A comitiva de parlamentares brasileiros apresentou sugestão às instituições do país para emitirem, a exemplo do Brasil, o registro como clínico geral, depois o estudante busca a especialidade médica.

Na avaliação da deputada Perpétua, essa medida poderá facilitar o ingresso no programa Mais Médicos. "Estamos trabalhando para que os estudantes tenham registro profissional e possam trabalhar em outros países da América Latina ou participar do programa Mais Médicos. O Brasil precisa de médicos e temos muitos profissionais formados no exterior que precisam ser valorizados".

Visto brasileiro

A deputada Perpétua Almeida também orientou os estudantes a seguir recomendação da embaixada brasileira para que o cidadão que pretende estudar na Bolívia tire o visto ainda no Brasil, para evitar aborrecimentos.

“Por desconhecimento, muitos brasileiros saem do país com o visto de turista e só depois, já na Bolívia, pedem a troca para o documento estudantil, o que torna a mudança complicada e burocrática. Um acordo bilateral entre os dois países ajuda na liberação do visto de estudante com agilidade quando solicitado aqui no Brasil”, destacou.

Nos diálogos com os reitores, os deputados solicitaram que as universidades sejam mais rígidas na inscrição dos alunos na tentativa de impedir o ingresso sem documentação exigida, o que posteriormente gera mais dificuldades na emissão do diploma de grado. Recentemente, uma operação foi deflagrada nos dois países contra um esquema de uso de documentos falsos e diplomas de Medicina emitidos na Bolívia. “A Polícia Federal ainda está investigando e não puniu ninguém aqui no Brasil. Precisamos avançar nas investigações”, ressaltou a deputada.

Por solicitação da deputada Perpétua Almeida, um grupo de trabalho será criado onde terão participação os ministérios da Saúde e da Educação, a Associação das Universidades Privadas, o Conselho das Universidades Públicas e representante dos alunos brasileiros. Essa comissão deverá ser capitaneada pelo Congresso Nacional da Bolívia e irá reunir-se periodicamente para tratar dos assuntos discutidos durante o encontro com a comitiva brasileira.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida