Educadores apresentam a Flávio Dino propostas para a educação pública

O coordenador do Diálogos pelo Maranhão e pré-candidato a governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB), esteve reunido com educadores de todo o Maranhão na noite desta quinta-feira (5). Na ocasião, ele recebeu um documento com propostas para a educação pública do estado.

 “A educação é fundamental no novo projeto de desenvolvimento do Maranhão. Só é possível fazer uma educação bem com a participação dos educadores. Nós acreditamos que a marca principal do nosso Programa é exatamente motivar esses educadores a serem agentes de transformação”, disse Flávio Dino.

O documento, assinado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), reúne contribuições de todas as regiões do estado. O texto apresenta propostas de reestruturação da escola pública e implementação de direitos dos trabalhadores.

“Nosso Programa de Governo prega, em primeiro lugar respeito, valorização, ouvir, ver as reivindicações como devem ser vistas. Garantir boas condições estruturais, ou seja, que os educadores tenham direitos garantidos, possibilidade de progressão, capacitação, e as escolas estejam bem estruturadas para que, com isso, os alunos possam aprender mais”, acrescentou Dino.

Dino recebeu das mãos de Júlio Pinheiro (presidente licenciado do Sinproesemma), o documento com as propostas para a educação pública. Entre outras reivindicações, os professores apresentaram como pautas principais o cumprimento do Plano Estadual de Educação, a universalização do ensino médio, realização de concurso público, a unificação de matrículas, estruturação das escolas, a garantia da formação continuada a professores e funcionários da educação, a autonomia financeira da Seduc, e a criação de escolas em tempo integral.

“A Educação precisa caminhar para que o Maranhão seja um novo estado, tenha uma nova gente, esperançosa por dias melhores. A luta dos educadores é a luta para a garantia do acesso, da qualidade da educação, da permanência dos nossos jovens e crianças em casa sala de aula desse estado. Precisamos do seu apoio e da sua sensibilidade para caminhar para resolver esse problema básico, que é o direito à educação”, disse Júlio Pinheiro ao pré-candidato a governador.

Durante o ato, Flávio Dino foi lembrado pelas lutas importantes para conquistas à classe dos trabalhadores na Educação. Na Câmara Federal, Dino foi responsável por reintroduzir a emenda de redução de 1/3 da carga horária para atividades extraclasse para os professores. Foi como deputado federal também que Flávio Dino atuou na aprovação da Lei do Piso Salarial para professores e inclusão dos aposentados na nova legislação.

A mesa do evento foi formada por André Santos, representando as Delegacias Regionais do Sindicato, Ronaldo Sobrinho Fé, dos Núcleos Regionais do Sinproesemma, Carlos Hermes, vereador de Imperatriz e 2° vice-presidente do Sindicato, as professoras Leonilde Chaves e Marilene Gaioso, e o deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB).