Vírus da vida real  

– Você está vendo aquela mulher ali? Andando de cabeça baixa, desligada do mundo.

– Estou. O que ela tem?

– Tem um destes celulares de última geração.

– Verdade? Coitada!

Por Andocides Bezerra

Mania de celular
– Não é, menina? Ela era normal, até que comprou esta peste. Isto é coisa do cão! Eu conheço ela, ou conhecia, já não sei mais. Quando ela passava por mim me cumprimentava, falava alegremente, hoje é isto que você está vendo. 
– Opa!
– O que foi?
– Ela deu uma cabeçada no poste quando você se virou. Qual o nome dela?
– É Leila. Tenho dó! Este aparelho foi sua perdição. Depois que comprou ficou tão desligada do mundo que perdeu até marido. 
– Verdade?
– Sim. Ela começou perdendo o emprego. Dormia muito tarde e não acordava a tempo para o trabalho. Quando ia não conseguia se concentrar no que estava fazendo. Foi demitida e não conseguiu mais trabalho. Ela até preenchia alguns currículos pela internet, mas não ia para as entrevistas porque esquecia ou simplesmente não tinha tempo porque não largava os bate-papos virtuais. Teve que ficar em casa. Quando o marido chegava tinha que lhe enviar um Whatsapp para ela ajudá-lo a preparar o jantar. Quando ela resolvia fazer um prato especial, era no Google que procurava as receitas, até aí tudo bem, o problema é que, era ela pegar no celular para esquecer da vida e queimar o frango, a carne, o arroz e tudo mais. 
– Nossa, menina! Queimou até a vida pelo visto!
– E não é?! O marido até tentou manter o casamento. Insistiu no relacionamento. Procurava a esposa, entende? No sentido sexual da palavra, mas estava difícil. Então ele começou a apelar para o meio virtual. Para fazer amor com a mulher, criava eventos no Facebook e aguardava ela marcar "participar" para a coisa rolar. O problema era quando ela, no afã de divulgar o evento, mandava convites para todos os seus contatos. Era uma desordem. O marido andava acabrunhado, cabisbaixo. Para falar com a patroa tinha que usar a vídeo conferência do skype, para beijá-la tinha que mandar emotion, declaração de amor tinha que ser dentro de 140 caracteres. A coisa ficou tão insustentável que ele não aguentou mais, teve que pôr fim ao casamento. 
– E é, mulher? E como ele fez?
– Bom, dizem que ele tentou conversar com ela várias vezes. Tentou explicar como a relação tinha esfriado. Era um assunto delicado, por isso não pretendia tratar por e-mail, mas ela não o ouvia, não dava atenção. 
– Então ele foi embora e pronto?
– Mais ou menos isto. Ele, cansado daquela vida, publicou em sua timeline do Facebook que estava decepcionado com a mulher e que pensava em se separar. 
– E o que aconteceu?
– Ela foi a primeira a curtir, menina! E ainda compartilhou!
– Verdade?
– Verdade! Depois disto não se teve mais notícias do marido. Sumiu!