G77 reúne-se na Bolívia neste fim de semana

O Grupo dos 77 nas Nações Unidas, uma coalizão de nações em desenvolvimento e que visa promover os interesses econômicos coletivos de seus membros, inicia sua reunião em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, neste sábado (14), com a presença de mais de uma centena de representantes nacionais e chefes de Estado.

Símbolo da reunião do G77 + China na Bolívia

O nome do grupo deve-se à composição acertada por 77 países que fundaram a organização, mas desde então o número do membros expandiu-se para 131 países. A China comparecerá à reunião deste fim de semana como membro convidado.

Em 2011 a Argentina esteve na presidência do grupo. Outros países sul-americanos já presidiram o Grupo dos 77: o Peru (1971-1972), a Venezuela (dois mandatos: 1980-1981 e 2002), a Bolívia (1990), a Colômbia (1993) e a Guiana (1999).

O grupo foi fundado em 15 de junho de 1964 pela "Declaração Conjunta dos Setenta e Sete Países" emitida na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

A primeira reunião importante foi em Argel, em 1967, quando o Carta de Argel foi adotada e a base para as estrutras institucionais permanentes foi iniciada.

Há seções do Grupo dos 77, em Roma (FAO), Viena (ONUDI), Paris (UNESCO), Nairobi (UNEP) e o Grupo dos 24 em Washington, DC (FMI e Banco Mundial).

Raúl Castro é recebido por Evo Morales

Evo Morales saudou nesta sexta (13) a presença de seu colega cubano, Raúl Castro, que chegou ao país para participar da Cúpula do G77.

Durante ato popular em El Torno, para celebrar os 70 anos do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, Morales explicou que estão chegando delegações a La Paz para o evento, que será realizado na cidade neste fim de semana.

O chefe de Estado cubano, primeiro mandatário latino-americano a chegar à reunião do G77, foi recebido pelo chanceler David Choquehuanca.

A delegação cubana é integrada pelos ministros de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, do Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca.

Na festa coletiva dedicada ao dirigente da ONU, Ban agradeceu a calorosa acolhida do povo boliviano, destacando a beleza da paisagem do país andino, que chamou de "fantástica".

"Os bolivianos têm grande coração e não consigo expressar em espanhol, em inglês e mesmo em coreano, como eu me sinto com essa manifestação maravilhosa de boas vindas", disse.

Também anunciou que em setembro próximo será realizada na ONU uma reunião para analisar como proteger os direitos dos povos naturais.

O discurso de encerramento da primeira jornada da Cúpula do Grupo dos 77 ficará a cargo do presidente boliviano, Evo Morales. Ele falará aos mandatários e delegações presentes depois do prefeito Percy Fernandez, de Santa Cruz de la Sierra, sede do encontro, do governador de Santa Cruz, Rubén Costas; do presidente do 68º Período de Sessões da Assembleia Geal das Nações Unidas (ONU), John W. Ashe, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A Cúpula do G 77 vai até domingo (15). Está prevista uma coletiva de imprensa com o presidente boliviano.

Do Portal Vermelho, com agências
Atualizada em 14/06, às 06h40, para acréscimo de informações