UBM-RJ realiza Plenária Estadual e elege Sônia Latgé coordenadora
No dia 30 de maio, a União Brasileira de Mulheres no Rio de Janeiro (UBM-RJ) reuniu militantes e dirigentes para a realização da Plenária Estadual da entidade. As feministas fluminenses elegeram a nova direção da entidade no estado.
Publicado 13/06/2014 16:59 | Editado 04/03/2020 17:03

A Plenária Estadual elegeu a comunista dirigente estadual do partido e ex-presidente do PCdoB na capital, Sônia Latgé, como a nova líder da UBM no Rio de Janeiro.
A mesa principal do evento foi composta por mulheres com uma importante história política de luta. Compuseram a mesa nomes como da deputada federal e líder da bancada comunista em Brasília, Jandira Feghali; da deputada estadual Enfermeira Rejane; da dirigente do Comitê Central do Partido e do SindMetal-RJ, Raimunda Leone; da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha; Cláudia Vitalino, dirigente da UNEGRO; da então coordenadora-geral estadual da entidade, Célia de Almeida.
Também estiveram presentes Regina Flores representando Secretaria de Mulheres do PSB, a vereadora Rosana Reis de Itaguaí. A deputada estadual e Secretária da Mulher do PT, Inês Pandeló, e Celina da direção do Sindsprev saudaram à Plenária Estadual da UBM.
A UBM-RJ realizou uma importante homenagem à companheira de luta, Maria José, que faleceu recentemente. Maria José dedicou parte importante de sua vida à militância e recebeu a homenagem das companheiras da UBM.
O evento foi realizado no auditório do SindsPrev, na capital fluminense. É importante salientar que 130 delegadas estiveram presentes na Plenária Estadual, além de dezenas de convidadas.
Sônia Latgé falou em entrevista, e destacou os desafios dessa nova gestão da União Brasileira de Mulheres no Rio de Janeiro:
"Quanto aos desafios da UBM será necessário consolidar o excelente trabalho de ampliação da UBM estadual realizado pela coordenação anterior. Reconheço particularmente o extraordinário trabalho desenvolvido pelas companheiras Célia, Dilcéia e Helena que foram incansáveis na montagem das plenárias municipais que resultou na presença de direções renovadas, novas lideranças e militantes da UBM em vários municípios. A resolução política principal foi entender que é preciso reeleger Dilma para manter as conquistas das políticas públicas para mulheres e apoiar a renovação do mandato de Rejane, Jandira, deputadas ubmistas e todas as candidaturas das ubms municipais", salientou Sônia Latgé.
A nova direção estadual da UBM será composta por:
Coordenação-Geral – Sonia Latge
Vice-coordenação – Célia de Almeida
Secretaria Geral – Catarina
Formação – Helena Piragibe
Mídia/cultura – Mônica Miranda
Comunicação – Irene Cassiano
Finanças – Dina
Maricá – Ana Paula, Bruna (B.Roxo). Raimunda Leone, Dilceia Quintela, Mara Maciel. Barra Mansa, Ariana; Carina – LGBT/Niteroi, Cida de Itaguaí, Mia de São Gonçalo, Jania Bizareli de Mesquita.
Conselho Fiscal – Mariana Ornelas (Angra), Eliete Umbelino ( Itaborai), Sheila (Resende). Foi definido um conselho consultivo com Rosária de Macaé, Catia Griffo (Nova Iguaçu), Graça (Sao Gonçalo), e Joselice Cerqueira.