Animação brasileira vence festival na França

Foram anunciados no último sábado (14), os vencedores da 54ª edição do Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, um dos mais tradicionais festivais dedicados ao gênero. "O menino e o mundo", longa-metragem do brasileiro Alê Abreu, foi duplamente premiado no evento, do qual participou com auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Ancine.

Cena do filme O menino e o mundo - Reprodução

O filme, que usa várias técnicas de animação para contar as desventuras do menino que sofre com a ausência do pai, ganhou o Prêmio Cristal de Melhor Longa e o Prêmio do Público. É o segundo ano consecutivo que o Brasil leva os prêmios principais do evento – em 2013, o grande vencedor do festival foi "Uma história de amor e fúria", de Luiz Bolognesi.

Prêmios e distribuição internacional

Premiado também em Havana, Buenos Aires, Lisboa, São Paulo e na República Tcheca, "O menino e o mundo" foi um dos vencedores da linha Prodecine 01 do Fundo Setorial do Audiovisual em 2009, tendo sido contemplado com a soma de R$ 404,4 mil.

Com distribuição no Brasil pela Espaço Filmes, o longa está sendo comercializado no mercado internacional pela Elo Company, foi distribuído para HBO América Latina e teve exibição garantida em países como Estados Unidos, Canadá, França, Bélgica e Dinamarca, entre outros.

Assista ao trailer:


Fonte: Ancine