Ancine apoia projetos de coprodução com Argentina e Uruguai

Termina no próximo dia 15 de abril o prazo para o recebimento de projetos dos editais de coprodução com a Argentina e o Uruguai abertos no dia 28 de fevereiro.

Cena do filme Infância Clandestina - Reprodução

Os editais, fruto da parceria da Ancine com o Incaa – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, na Argentina, e o Icau – Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Uruguai, preveem a concessão de apoio financeiro equivalente a 1,3 milhão de dólares em seis projetos de longa-metragem dos gêneros de ficção, documentário ou animação, cujas filmagens não tenham sido iniciadas até a data de abertura das inscrições.

É o quarto ano consecutivo que a Ancine lança editais de coprodução com os dois países sul-americanos. No Brasil, concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Os projetos de coprodução que tenham participação majoritária brasileira devem ser pelos sócios locais na Argentina e no Uruguai.

Por meio do edital com a Argentina serão selecionados dois projetos de coprodução majoritariamente brasileiros e dois projetos majoritariamente argentinos. Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos no valor correspondente a 250 mil dólares. As inscrições na Argentina devem ser feitas pelo Incaa. Já o concurso relativo ao Uruguai contemplará dois projetos, um majoritário de cada país, e cada um deles vai receber o equivalente a 150 mil dólares. No Uruguai, as inscrições de projetos majoritariamente brasileiros devem ser apresentados ao Icau.

Os proponentes devem encaminhar os projetos em envelope lacrado, por portador ou serviço de encomenda expressa para o endereço do Escritório Central da Ancine, situado à Av. Graça Aranha, nº 35, 11º andar – CEP 20.030-002 – Rio de Janeiro – RJ, aos cuidados da Assessoria Internacional. No envelope, deve ser indicado se a inscrição é no Concurso Ancine – Incaa ou no Concurso Ancine– Icau.

Os regulamentos dos concursos, formulários e documentação necessária para a inscrição podem ser consultados na página de Editais do Portal Ancine.

Fonte: Ancine