Unesco discute escolha de novos monumentos para patrimônio mundial

Cerca de 30 sítios e monumentos de todo o mundo são candidatos a patrimônio mundial, em encontro do Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que começou neste domingo (15) em Doha, no Catar, e irá até o dia 25.

Qhapaq Nan - Reprodução

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco iniciou a análise de 34 novas candidaturas internacionais. Uma delas refere-se ao Qhapaq Nan, um sistema de trilhos usados pelos incas, com mais de 30 mil quilômetros de extensão e que abrange seis países: a Argentina, Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador e Peru.

São ainda candidatas a Chauvet-Pont-d'Arc Cave, uma gruta na região de Ardèche (França), que apresenta mais de mil pinturas feitas há mais de 30 mil anos, o templo Rani-ki-Vav (Índia), a cidadela de Erbil, no Curdistão iraquiano, assim como a paisagem vinícola de Langhe-Roero e Monferrato, em Piémont (Itália), e as falésias de Stevns (Dinamarca).

O Comitê da Unesco vai ainda avaliar o patrimônio que poderá estar em risco ou ameaçado, como o Palácio de Westminster, em Londres (Reino Unido), e a Grande Barreira de Coral australiana.

Na abertura da reunião do comitê, o país anfitrião, o Catar, anunciou a doação de US$ 10 milhões para as regiões que tenham patrimônio ameaçado por conflitos ou catástrofes naturais.

Fonte: EBC