Futebol é tema de mostra de cinema em São Paulo

Dos campos para a tela. No momento em que os olhares do mundo todo estão voltados para o Brasil, o CCBB-SP promove uma mostra especial sob o tema Futebol Paixão Nacional. O projeto Brasil Tela para Todos – Perspectivas Contemporâneas apresenta até 13 de julho 20 produções que têm como pano de fundo o universo do futebol.

Garrincha - Divulgação

Os curta-metragens serão exibidos de graça na rotunda do piso térreo do centro cultural, que foi especialmente adaptada para virar um cinema, com um telão de 200 polegadas e várias cadeiras. Já a sala de cinema recebe a programação principal, com ingressos a R$ 2 e R$ 4. “A mostra aborda as mais variadas perspectivas e recortes sobre como o futebol, como esporte coletivo, como forma de interação popular, como paixão que une todas as camadas da população da nossa sociedade, é uma das referências essenciais para a compreensão da cultura brasileira”, afirma o curador Marcos Ribeiro de Moraes.

Nesta quinta-feira (19), às 14h, será exibido o documentário Futebol de Várzea, de Marc Dourdin, que mostra o universo do futebol não-profissional em São Paulo. Nesta sexta-feira (20), a mostra recebe o curta-metragem Cartão Vermelho, primeiro trabalho de Laís Bodanzky no cinema, e o documentário Copa Vidigal, de Luciano Vidigal, sobre um campeonato organizado em uma favela carioca. No próximo sábado (21), é a vez do filme Garrincha, Estrela Solitária, de Milton Alencar Jr., sobre a vida de um dos maiores jogadores brasileiros, conhecido como o demônio das pernas tortas.

Também fazem parte da programação os filmes Juventos – Rumo a Tóquio; Barbosa; Vai pro Gol; O Pai do Gol; Gaúchos Canarinhos; Ernesto no País do Futebol; Gogó da Ema Futebol Clube; cinco episódios da série Sonho de Guri; Três no Tri; e A Procissão, sobre os devotos de “São Marcos” na despedida do goleiro do Palmeiras, em janeiro de 2012.

A mostra Futebol Paixão Nacional se encerra no dia 13 de julho com a exibição do documentário A Soccer Story, o mais recente trabalho da diretora gaúcha Liliana Sulzbach. O filme trata sobre dois times de Tóquio que se preparam para uma disputa na ilha de Kozu. O curta foi inteiramente rodado no Japão e ainda é inédito no Brasil.

Fonte: Rede Brasil Atual