Urariano Mota: Medindo a popularidade da Copa

Urariano Mota, jornalista e escritor pernambucano, em sua coluna Prosa, Poesia e Política, comenta sobre a popularidade do mundial de futebol, que começou no dia 12 de junho. “Para medir a popularidade da Copa do Mundo no Brasil eu estou contando bandeirinhas, e entendam, a minha contagem tem método”, falou.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

bandeiras copa radio - Reprodução

Segundo o escritor, a sua mais recente diversão é contar os carros que têm a bandeirinha do Brasil. “Para usar uma linguagem técnica, eu também tenho uma amostragem. Com o mais absoluto rigor, a minha amostragem sempre varia em função da demora dos ônibus. Quanto mais tempo espero no ponto, mais a minha pesquisa é ambiciosa, mais números”, contou.

Para Mota, o número de carros com bandeirinhas vem crescendo. “Antes do jogo da estreia do Brasil, apontava 25%, ou 50 bandeirinhas do Brasil em 200 carros”, disse. “Na terça-feira (17) os números alcançavam 60% dos carros, mas o objetivo, além de contar carros e bandeirinhas enquanto caminho, é saber se o sentimento de apoio à seleção é maior do que os malucos que pregaram e ainda pregam o movimento ‘não vai ter copa’”, ironizou.