Cuba implementa medidas nas áreas da economia

Cuba reorganiza e transforma sua economia tendo em vistas atualizar seu modelo socialista para o que implementa medidas em áreas como energia, educação e serviços, informaram nesta segunda-feira (230 meios de comunicação do país.

Havana à noite

É inadiável incrementar a eficiência energética e o aproveitamento das fontes renováveis de energia para introduzir de forma progressiva uma mudança na estrutura da matriz energética, disse Marino Murillo vice-presidente do Conselho de Ministros numa reunião desse órgão o sábado passado.

Mesmo assim informou que hoje o uso das fontes renováveis de energia é baixa, pois com ela só se produze o 4,3% da eletricidade do país.

É necessário elevar a eficiência da produção, distribuição e o consumo da energia elétrica, o que afeta a competitividade da economia nacional.

A política aprovada nesse sentido tem entre os seus objetivos mudar a estrutura das fontes energéticas que se usam na geração de eletricidade, aumentando a participação das fontes renováveis.

Sobre as formas não estaduais de manejo das atividades da gastronomia, serviços pessoais e técnicos deu conhecer que as unidades incorporadas às formas mencionadas tem obtido resultados favoráveis, os trabalhadores incrementaram seus ingressos, reanimaram-se os locais e ampliaram se as horas de serviços.

Fonte: Prensa Latina