Encontro na Bolívia reforça internacionalismo classista

“A luta nos une, nada nos separa”, com este lema o presidente da CTB, Adilson Araújo, iniciou sua coordenação, na última segunda-feira (30), da mesa inaugural instalada no Encontro Sindical Internacional Anti-imperialista que ocorre até a próxima quarta (2) na cidade boliviana de Cochabamba.

Adilson Araújo com o Mavrikos - ctb

Também pela central brasileira, o secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira, contextualizou que o encontro acontece dentro de uma nova ofensiva imperialista.

Ele destacou, em seu discurso, os fatos mais recentes que ocorreram na Líbia, Síria e Ucrânia, além dos países da América Latina e Caribe que, segundo ele, são os alvos preferenciais do imperialismo.

“Em nossa região, os Estados Unidos e seus aliados promovem e financiam golpes, fraudes e desestabilizações políticas, além de chantagear e e boicotar os processos progressistas da região, para prejudicar economicamente países como a Venezuela, Argentina e Brasil”, destacou o cetebista.

“América Latina e o Caribe, através da resistência popular, acumulou forças e hoje vive seu melhor momento político, porém ainda com enormes obstáculos e inimigos”, observou Divanilton que resgatou o pensamento do líder revolucionário argentino Ernesto Che Guevara “Nenhum minuto sequer de trégua ao imperialismo”

Para ele o encontro é uma resposta política para essa nova ofensiva e que arma os povos ideologicamente além de contribuir para que a classe trabalhadora não permita retrocessos na região.

“Consideramos urgente que os classistas elaborem uma plataforma classista unitária para que possamos disputar e melhor influenciar a valorização do trabalho nos processos mudancistas em curso no continente”, expressou.

Após a mesa inaugural, as delegações estão debatendo em cinco mesas temáticas e produziram no fim do evento um documento resolutivo.

Fonte: CTB