Assis Melo preside debate de projetos de interesse do trabalhador 

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) foi eleito presidente da Subcomissão Especial da Classe Trabalhadora instalada nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A subcomissão vai analisar aproximadamente 180 projetos de interesse dos trabalhadores.

Assis Melo preside debate de projetos de interesse dotrabalhador - Richard Silva

Referência na defesa dos direitos da classe trabalhadora na Casa, o deputado Assis Melo avalia que “agora nós vamos ter a possibilidade de avançar nesse debate para construir um consenso para aprovar temas importantes para os trabalhadores. Sabemos que muitos debates serão difíceis, mas são temas que precisam ser debatidos”, destaca.

O deputado Assis Melo foi quem sugeriu a criação da subcomissão, destacando que “ela (a subcomissão) tem a grande responsabilidade de trazer o mundo do trabalho para dentro da Casa e das comissões permanentes.”

O relator da subcomissão, deputado João Paulo Lima (PT-PE), disse que o debate dentro da subcomissão é “a forma acertada no sentido de estabelecer uma área de interseção na convivência entre o capital e o trabalho e na relação dela com a mais-valia. Tem que se procurar estabelecer uma área de conforto para os interesses dos empregados e patrões, em busca do melhor para o Brasil e para os trabalhadores.”

Também o presidente da CCJ, deputado Vicente Cândido (PT-SP), que acolheu o pedido de Assis Melo, disse que “o objetivo (da subcomissão) é bastante claro, que é o de organizar um debate e dialogar com todos os setores porque a pauta dos trabalhadores interesse aos empresários e a pauta dos empresários interessa aos trabalhadores, e, sem abrir mão do debate onde tem conflito, procurar dirimir esses conflitos porque todos ganham.”

A subcomissão tem até o final do ano para apresentar relatório com análise das matérias debatidas. Na pauta estão temas que são consideradas bandeiras históricas do mundo de trabalho como a redução jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário; a correção da tabela do Imposto de Renda; e o fim do fator previdenciário.

A reunião foi acompanhada por representantes de centrais sindicais, de sindicatos, do Ministério Público do Trabalho, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Também foram eleitos os deputados Moreira Mendes (PSD-RO), Sandra Rosado (PSB-RN), e Osmar Serraglio (PMDB-PR) como vice-presidentes da subcomissão, que marcou para a próxima quarta-feira (9), uma reunião para traçar as estratégias e definir a pauta de trabalho.

De Brasília
Márcia Xavier