Apesar do novo entendimento, tropas ucranianas matam sete pessoas

A vila de Kondrashovka, no leste da Ucrânia, está devastada pelos ataques das tropas do governo em Kiev; sete pessoas morreram. A vila fica da região de Lugansk, alvo direto da operação militar relançada nesta semana contra os insurgentes contrários ao processo que derrubou o governo de Viktor Yanukovich em fevereiro, instalou um regime fascista provisório e depois oficializou, através de eleições contestadas, a presidência de Petro Poroshenko, com o apoio dos EUA e da União Europeia.

Ucrânia - Russia Today / Vídeo

A emissora Russia Today visitou a vila e divulgou imagens da destruição, em que, entre os escombros, estão os corpos das vítimas dos bombardeios ordenados por Kiev, inclusive de crianças. “O que eu penso?”, reagiu um residente, cuja casa foi destruída, à pergunta do repórter: “Muito obrigada, Força Aérea Ucraniana!”

As tropas de Kiev afirmaram estar matando “terroristas”, mas os residentes da região contam sobre uma vila antes tranquila, cujas vítimas incluem mulheres, crianças e idosos e alguns habitantes dizem “não se importar” se é Poroshenko quem está no governo.

Leia também:
Governo da Ucrânia retoma operação militar e Rússia rechaça ingerência
Rússia, França e Alemanha pedem extensão do cessar-fogo na Ucrânia
Agência da ONU nota aumento de refugiados ucranianos na Rússia

Um vice-comandante do batalhão “pró-Kiev” citado pela emissora ucraniana Canal 112 disse que o bombardeio de Kondrashovka pode ter sido “um erro do piloto”. A equipe de reportagem da emissora Russia Today visitou um hospital em que não havia água ou eletricidade, já que a estação de luz tinha sido atingida em outro ataque aéreo. “Recebemos 13 pessoas, quatro já mortas, inclusive um menino de cinco anos de idade,” disse Maksim Pavlov, que trabalha no hospital central.

Mais violência ou negociações

As autoridades russas condenaram firmemente o novo ataque contra os civis ucranianos no leste pelas tropas do governo da Ucrânia. “Os países do Ocidente deveriam instar Kiev a implementar a declaração aprovada em Berlim, que pede a formação de um grupo especial de contato para estabelecer uma trégua na Ucrânia,” disse o chanceler russo Serguei Lavrov, que tem impulsionado as tentativas de negociação.

Um plano de medidas que aponta uma saída para a crise na Ucrânia foi acordado durante as conversações entre os chanceleres da Alemanha, da França, da Rússia e da Ucrânia nesta quarta-feira (2).

Entretanto, as regiões do leste ucraniano têm sido atacadas continuamente pelas tropas de Kiev nos últimos meses. Ainda na quarta, as autoridades do governo central disseram que 279 pessoas morreram na região de Donetsk desde o início dos confrontos, nos primeiros meses deste ano. Cerca de 160 dos mortos eram civis, enquanto o número de vítimas fatais de Lugansk ainda não foi divulgado.

A Rússia também já recebeu cerca de 110 mil refugiados do leste ucraniano, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que também saudou os esforços russos para a recepção adequada dos civis forçados a deixar seus lares devido à violência.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da Russia Today