Programação da Copa do Mundo atrai milhares de pessoas em Contagem

O clima de Copa do Mundo conquistou os torcedores de Contagem. Desde a abertura do Mundial um público cada vez maior reúne-se no espaço batizado de Arena Brasil para acompanhar os jogos da Seleção. As ações da Prefeitura para estimular a torcida incluem ainda o concurso “Copa na Rua” – que premiará a rua mais enfeitada – e o Restaurante Popular – que criou um cardápio especial com ingredientes dos países que participam do Mundial.

Por Mariana Viel, com informações da Prefeitura de Contagem

Contrariando o derrotismo da grande mídia conservadora e de setores da direita brasileira que, nos últimos meses, investiram em uma campanha contra a realização do Mundial e contra o próprio Brasil, a Copa foi eleita por torcedores estrangeiros e pela imprensa internacional a melhor de todos os tempos. Para o prefeito de Contagem, Carlin Moura, o sucesso da Copa é a prova viva de que o povo brasileiro tem competência e compromisso para fazer grandes realizações dentro e fora de campo.

“O Brasil nos últimos 11 anos retomou o caminho do desenvolvimento e da valorização das potencialidades nacionais. Nosso país está dando um show da organização, receptividade e alegria. Nosso país e todos nós que acreditamos no Brasil já somos campeões”.

O PCdoB-Contagem também participou ativamente do sucesso da programação da cidade na Copa. Em meados do mês de maio, o Partido municipal lançou a Torcida 65 e foi o grande pioneiro na defesa do Mundial. Segundo o presidente, Pedro Amaral, para além dos legados de mobilidade urbana em diversas cidades do país o objetivo da torcida foi incentivar o clima festivo dos contagenses.

“A Copa ganhou um significado político e achamos importante a nossa militância se envolver para combater e enfrentar as mentiras que a direita insistiu em dizer durante os meses que antecederam o início do Mundial. Nossa motivação sempre foi a união e a torcida pelo hexa, mas também cumprimos o papel de defesa dos avanços e das conquistas dos governos democráticos populares nos últimos 11 anos”

Arena Brasil

Destaque da programação especial de Contagem na Copa do Mundo, a Arena Brasil trouxe para o centro da cidade a emoção dos jogos da Seleção. As escadarias da Igreja Matriz transformaram-se em uma grande arquibancada verde e amarela e têm reunido – desde o jogo da abertura contra a Croácia – milhares de pessoas.

O espaço possui uma grande infraestrutura para receber os torcedores e conta com um mega telão, palco para shows, barraquinhas e segurança – promovida pela Polícia Militar e a Guarda Municipal. Segundo Carlin – que tem acompanhado todos os jogos da Seleção brasileira na Arena Brasil – a cidade tem um palco à altura das grandes cidades do país. “Contagem está dando um show de bola na Copa. A população está na praça, reunida com a família e amigos, para assistir os jogos com muita emoção e paz. Estamos dando um de alegria e participação”, afirmou.

Estima-se para o jogo desta sexta-feira (4), contra a Colômbia, um público de cerca de 10 mil pessoas – de Contagem e outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. A programação gratuita começa às 15 horas e irá se estender após a partida pelas quartas de final com o show da banda Virô Samba.

O morador do bairro Jardim Laguna, Flávio de Souza, comemorou no último sábado (28) a vitória do Brasil sobre o Chile nos pênaltis. "Estamos fazendo a nossa parte. Torcendo, gritando e confiando na nossa Seleção. Saímos de casa para torcer pelo Brasil na Arena Brasil Contagem. Está tudo muito bem organizado, evento de primeira", afirmou emocionado.

Copa na Rua

As ações também se espalharam por outras regiões da cidade. Com o objetivo de estimular os moradores a entrar no clima da Copa, a Prefeitura lançou o concurso "Copa na Rua", que vai eleger a rua mais enfeitada da cidade, com o tema: Copa do Mundo da Fifa 2014.O concurso, realizado através de uma parceria com a Fundação Cultural de Contagem (Fundac), selecionou quatro ruas para disputar o primeiro lugar.

O grande vencedor será conhecido na próxima segunda-feira (7) e o prêmio será a transmissão em telão na rua escolhida da grande final da Copa do Mundo no próximo dia 13. A infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura contará ainda com 200 cadeiras; cinco banheiros químicos; sonorização e rua de lazer.

Segundo a presidenta da Fundac, Renata Lima, além de estimular a torcida pelo Hexa, a iniciativa cumpriu ainda uma papel social de mobilizar e reunir os moradores. “O concurso foi uma grande oportunidade de mobilização das comunidades nas diversas regiões de Contagem. Ninguém enfeita uma rua sozinho, dessa forma, os vizinhos têm que se unir para alcançarem um resultado satisfatório. O concurso foi um sucesso, com mais de 30 ruas inscritas".

Para a moradora da rua Getúlio Vargas, no bairro JK, Maria de Fátima, a decoração da rua – uma das finalistas do concurso – só foi possível graças a união de 21 pessoas, que há dois meses planejaram a ação. "Estou muito feliz pela minha rua ter chegado à final. Há vários anos faço esse trabalho com a comunidade, é um momento especial".

A Comissão de Avaliação e Seleção da Fundac escolheu as ruas inscritas baseada em critérios de criatividade, mobilização, coerência com o tema Copa do Mundo e qualidade dos enfeites. Segundo o representante da comissão, Fernando Perdigão, o concurso foi muito além da mobilização para a Copa do Mundo. “A cada rua visitada observamos a animação e união dos moradores", destacou.

Restaurante Popular

Também no clima da Copa, o Restaurante Popular de Contagem reuniu duas grandes paixões do brasileiro: o futebol e a gastronomia. Durante o mundial, estão sendo preparados cardápios especiais, incluindo ingredientes típicos dos países participantes. Já foram servidas especialidades das cozinhas italiana, espanhola, suíça e croata.

Maria das Graças, que mora em Nova Contagem e trabalha na região do Eldorado, esteve no restaurante no dia do cardápio espanhol e elogiou a iniciativa. "Almoçar esse prato espanhol ajuda a criar nas pessoas o sentimento de Copa do Mundo. Além disso, nos dá a chance de saborear uma culinária diferente".

Na próxima sexta-feira (4), o Restaurante Popular vai explorar as delícias da culinária nigeriana. O cardápio será arroz branco, arroz Jollof (Nigéria), feijão carioca, lombo ao molho, farofa rica, e salada (Alface c/ cenoura). Na quinta-feira (10) será a vez dos contagenses conhecerem um pouco da comida alemã; arroz branco, carne de porco com repolho Bigosch (Alemanha), moranga com ervilha, salada (alface c/ tomate). Já na sexta-feira (11) será servida uma salada típica da Coreia, além de arroz branco, feijão carioca, strogonoff de frango e purê de batatas.