Mujica xinga Fifa e afirma que sanções contra Suárez são fascistas

O presidente uruguaio, José Mujica, afirmou que a Fifa é formada por "velhos filhos da puta", em uma entrevista concedida no último domingo (29) a um canal de televisão local. O chefe de Estado uruguaio esteve no aeroporto de Carrasco, Montevidéu, para receber a seleção de futebol, eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo em um jogo contra a Colômbia.

José Mujica e Suárez - Reprodução

"A Fifa é um bando de velhos filhos da puta", disse o presidente no programa "La Hora de los Deportes”. Imediatamente Mujica levou as mãos à boca. Mas quando um jornalista perguntou se poderia divulgar as declarações, o presidente deu a entender que sim: "Por mim…"

Leia também:
Após punição de Suárez, Mujica fala com técnico da seleção uruguaia
Copa: Suárez pede desculpas e alemães sofrem para bater Argélia

 

Ao lado da esposa, a senadora Lucía Topolansky, Mujica saudou os jogadores uruguaios poucos minutos depois do desembarque. Ao ser questionada sobre a polêmica frase do marido, Lucía sorriu e disse: "Concordo com as palavras do presidente".

O polêmico caso do atacante Suárez

"Poderiam tê-lo punido (Suárez), mas não com sanções fascistas", disse Mujica ao comentar a pena designada ao jogador Luis Suárez. O atacante do Liverpool mordeu o zagueiro italiano Giorgio Chiellini e recebeu uma suspensão de nove partidas oficiais da seleção, além de quatro meses de qualquer atividade relacionada com o futebol.


O presidente do Uruguai leva a mão à boca após xingar a Fifa. Foto: Reprodução.
 

A punição a Suárez provocou revolta no Uruguai. O jogador – punido pela terceira vez na carreira por morder um rival – teve que abandonar a concentração celeste no Brasil, por decisão da Fifa.

A reação de Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi mais um a comentar a polêmica em torno da expulsão do uruguaio Luis Suárez da Copa do Mundo, dizendo que o jogador foi castigado de forma injusta por ter eliminado potências como Inglaterra e Itália.

"Não perdoaram o Uruguai porque um filho do povo eliminou duas grandes potências do futebol. E aí então inventaram todo esse expediente", disse o presidente venezuelano na noite da última sexta-feira (28).

"É muito doloroso o castigo desproporcional que recebeu Luis Suárez da Fifa. É um grande atacante sul-americano. Luis Suárez pertence a toda a América do Sul", disse Maduro, sucessor do falecido líder Hugo Chávez (1954-2013).

Théa Rodrigues, da Redação do Portal Vermelho,
Com informações das agências de notícias