Publicado 16/07/2014 18:22 | Editado 04/03/2020 16:46

Ao longo dos 12 anos em que foi juiz federal, Flávio Dino teve papel fundamental em medidas para beneficiar a população. Uma das quais ele têm mais orgulho e ainda é lembrada até hoje é do ano de 2003. Flávio atuou com firmeza para acabar com as filas gigantescas dos aposentados no INSS.
As filas quilométricas se formaram porque estava chegando ao fim o prazo para que fosse pedida a revisão dos pagamentos. Com a data final se aproximando, os postos da Previdência viveram dias de caos. Idosos passavam noites nas filas para tentar conseguir o benefício.
Na época, Flávio Dino era diretor da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e cobrou o governo para estender o prazo para a revisão. O Ministério da Previdência estava resistente, mas Flávio assumiu a frente dessa mobilização.
Resultado concreto
Flávio encaminhou ofício à Previdência cobrando o aumento do prazo e fez um enérgico alerta sobre o agravamento da situação – inclusive na Justiça, já que centenas de milhares de ações estavam sendo encaminhadas sobre a questão.
O protesto e o alerta de Flávio tiveram resultado. O governo aceitou estender o prazo por cinco anos para evitar o caos nos postos do INNS.
Além disso, Flávio também recomendou que o governo estendesse o benefício a todos os aposentados, já que havia decisões do Superior Tribunal de Justiça nesse sentido.