Síria: Al-Assad toma posse para terceiro mandato de sete anos

Bashar Al-Assad tomou posse nesta quarta-feira (16) para cumprir o terceiro mandato de sete anos como presidente da Síria, em uma cerimônia na capital Damasco.

síria juramento posse presidente Al-Assad

Al-Assad jurou sobre o Alcorão, perante os deputados reunidos em sessão extraordinária, no palácio presidencial, e na presença de mais de mil convidados.

"Sírios, anos passaram desde que alguns gritaram 'liberdade'", disse, no início do discurso de tomada de posse, em referência aos terroristas que tentam derrubar o governo do país desde março de 2011.

"Quiseram uma revolução, mas os verdadeiros revolucionários estão aqui. Felicito-vos pela vossa revolução e vitória", declarou Al-Assad.

“A bússola apontou o rumo claramente contra os manipulados e desviados, porque caíram as máscaras de 'liberdade e revolução' e apareceram suas autênticas faces barbáricas"

O presidente Al-Assad foi reeleito em 3 de junho. Ele indicou que as eleições foram a batalha do povo para defender a soberania, a legitimidade, a decisão nacional e a dignidade da Síria".

"Foi também um referendo a favor da soberania contra o terrorismo em todas as suas formas", afirmou.

Al-Assad também destacou que o ocidente colonialista segue ainda com métodos distintos e com o apoio de governos árabes servis em relação à Síria. "Eles fracassaram, mas isto não quer dizer que tenham renunciado à alternativa de sangrar a Síria, por meio de alguns sírios lamentavelmente vendidos", afirmou.

O presidente também criticou o uso do termo "guerra civil" para descrever o que está acontecendo na Síria, porque com ele se pretende dar aos terroristas a legitimidade como parte de uma contenda entre os próprios sírios e não como uma ferramenta vil nas mãos de estrangeiros.

Com informações da Agência Sana