Flávio Dino: uma aliança para derrotar a família Sarney

 

Flávio Dino

Gabriel Garcia

O ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB) fez uma aliança nada comum no Maranhão. Uniu-se a partidos de oposição à presidente Dilma Rousseff.

Candidato ao governo do Estado, Dino tem como vice o deputado Carlos Brandão (PSDB) e como candidato ao Senado o deputado Roberto Rocha (PSB).

No plano nacional, o partido de Dino apoia Dilma. Brandão é do mesmo partido do senador Aécio Neves, candidato a presidente da República. Rocha é do partido do outro candidato a presidente, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Por que os três se uniram? Para derrotar o candidato apoiado pela família Sarney, o senador Edison Lobão Filho (PMDB), que concorre à vaga da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Roseana é filha do senador José Sarney (PMDB-AP). Assim como o pai, ela anunciou sua aposentadoria da política ao fim do atual mandato, em janeiro.

Nascido em São Luís, Dino foi juiz federal por 15 anos, profissão que largou em 2006 para entrar na vida política, filiando-se ao Partido Comunista do Brasil. É casado e pai de dois filhos.

O senhor se apresenta como uma forma de tornar a política do Maranhão menos corrupta. O que fará de diferente dos governos da família Sarney?

Ter honestidade na aplicação de recursos públicos, compreender que é fundamental superar esse modelo em que os recursos estão a serviço de pequenos grupos privados, que se apropriam dos recursos para acumular fortunas pessoais. Ao mesmo tempo, é preciso que os governantes tenham uma atitude pedagógica, agindo com honestidade para inspirar o conjunto da máquina pública.

Mas como o senhor adotará uma linha distinta da dos políticos tradicionais do Maranhão?

Buscando uma ampla mobilização da sociedade. Formaremos uma boa equipe de governo. É preciso ter uma atitude digna desde janeiro de 2015 para garantir que, com resultados, a população apoie esse governo e o grupo Sarney fique na oposição.

Como atuarão as famílias dos senadores José Sarney e Edison Lobão no governo Flávio Dino?

Abriremos oportunidade para todos. Hoje, as famílias Sarney, Murad e Lobão concentram o poder político e, ao mesmo tempo, são responsáveis por negócios privados. Quem cuida da política não deve ser, simultaneamente, dono de empresa com contrato com o governo. Vamos fazer com que haja critério de transparência na seleção de pessoas e empresas que vão trabalhar com o governo, garantir licitações adequadas e acabar com o nepotismo.

Leia a integra em Flávio Dino: uma aliança para derrotar a família Sarney

Fonte: Blog do Noblat