PCdoB: Ato público confirma Inácio candidato a Deputado Federal

Com a presença de muitos políticos, prefeitos de vários municípios cearenses, militantes, lideranças comunitárias e sindicais, empresários, amigos e familiares, o PCdoB-CE anunciou no último sábado (19/07), no Marina Park Hotel, a candidatura do senador Inácio Arruda a deputado federal, em substituição ao deputado João Ananias, que renunciou por problemas de saúde.

“Estamos dando o ponta-pé inicial de uma campanha que se apresenta como um grande desafio, tanto para o partido, quanto para o Inácio, já que é uma candidatura que não estava prevista”, disse Benedito Bizerril, vice-presidente do PCdoB-CE. Em sua fala, Bizerril explicou que o propósito do partido era eleger Inácio senador, João Ananias e Chico Lopes deputados federais e ampliar a bancada estadual na Assembleia Legislativa de um para três parlamentares. “Como o nosso projeto de reeleger Inácio senador não deu certo e, infelizmente, João Ananias se vê impossibilitado de fazer campanha por motivo de saúde, Inácio atendeu à solicitação do partido e aceitou o desafio”, enalteceu.

Bizerril pediu o apoio e a contribuição de todos para a campanha, garantiu que João Ananias estará na linha de frente, e afirmou que Inácio tem um papel muito importante no Congresso Nacional. “Vamos para essa batalha nos empenhando ao máximo para fazer de Inácio o deputado federal mais votado do Ceará”, conclamou.

Uma grande campanha

João Ananias, presente ao evento, disse que o PCdoB tem uma grande capacidade de se adaptar a situações adversas, que são próprias da política. “A realidade se impõe. A gente tem um quadro importantíssimo no Congresso Nacional, que dialoga com todas as correntes, que não é sectário, que coloca a política acima de tudo. Inácio não pode ficar fora do parlamento, principalmente no momento em que as forças econômicas lá avançam”.

Ananias falou também sobre seu problema de saúde, explicando que tem problemas cardíacos há muitos anos e, por recomendação médica, não tem condições de ficar na linha de frente de uma campanha. “Mas tenho certeza que vamos fazer uma grande campanha, o PCdoB vai se redobrar e eleger Inácio deputado federal”.

Prefeitos apoiadores

Estiveram presentes ao ato político, os prefeitos de Paracuru, Sidney Gomes; de São Benedito, Gadyel Gonçalves; e de Ipu, Sergio Rufino, que falou em nome de seus colegas. Rufino reafirmou o compromisso de eleger Inácio, “um político que tem passado, presente e futuro. Ele nos representa”, disse.

Falaram ainda durante o ato, o deputado Chico Lopes; o vereador Evaldo Lima; o representante dos movimentos sociais, Luciano Simplício (Presidente da CTB-CE); o represente da UBES, Edvar Neto (Netinho); a presidente da Habitafor, Eliana Gomes; e o secretário de Esporte do Estado, Gilvan Paiva. Em todas as falas, o entusiasmo de eleger Inácio deputado federal, a importância dele no parlamento e a disposição para a campanha. Eles também lamentaram a lacuna deixada por João Ananias, principalmente na bancada da saúde da Câmara Federal, e explicaram que são dois candidatos do PCdoB a deputado federal, Chico e Inácio, mas que não disputam entre si. Trata-se de um projeto maior. “Vamos nos multiplicar. Somos todos Chico e Inácio para deputado federal”, disse Evaldo Lima.

Campanha alegre e acolhedora

Depois de falar da dificuldade de substituir João Ananias e da importância dele na política cearense, Inácio Arruda disse que são muitas as frentes que a campanha tem que atuar para eleger uma grande bancada de esquerda. “Reeleger Dilma presidente e Camilo Santana governador do Ceará é bom para o Brasil. E se elegermos Lopes e Inácio ainda melhor, porque vamos ajudar muito mais nesse processo”, disse Inácio, informando que hoje, juntando todos os parlamentares de esquerda, não se chega a 200 deputados federais e a cerca de 25 senadores. “Precisamos tirar votos desse lado conservador”, disse.

Para Inácio Arruda essa não será uma eleição fácil. Serão necessários pelo menos 150 mil votos para eleger um deputado federal. “Vamos precisar fazer um esforça sem igual, ralar, falar, andar. Mas são poucos os candidatos no Brasil que tem esses privilégios: ter um apoiador do nível do João Ananias, uma militância aguerrida, amigos e familiares, que me apoiam em todas as decisões. Vamos fazer uma campanha alegre, acolhedora, pra cima, com a participação do povo”, finalizou.

De Fortaleza,
Emília Augusta