Pimentel ouve propostas e reivindicações da juventude mineira

Lideranças da União da Juventude Socialista (UJS-Minas) e da juventude dos PT, PMDB, PRB e Pros reuniram-se no último domingo (20), com o candidato ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel – da coligação Minas Pra Você. O encontro discutiu propostas e diretrizes voltadas para a juventude no estado.

Para a presidenta da UJS e candidata a deputa estadual, Luiza Lafetá, Minas Gerais está passando por um momento ímpar com uma população jovem muito numerosa. Atualmente, cerca de 36% do eleitorado estadual tem até 29 anos. “Estamos nas escolas, nas universidades e nas fábricas. Mais do que políticas públicas segmentadas, precisamos desenvolver economicamente e socialmente o nosso estado”.

Segundo Fernando Pimentel, um dos temas que mais preocupantes em relação a juventude é a violência. “Nos últimos dez anos, o índice de homicídios entre os jovens aumentou mais de 50 % em Minas Gerais. E, não por coincidência, é também em torno de 50% o índice de evasão do ensino médio mineiro. Uma coisa somada com a outra nos dá um retrato de que, hoje, há uma ausência de políticas voltadas especificamente para a juventude em Minas", destacou.

O secretário estadual de Juventude do PT, Miguel Ângelo, afirmou que a elaboração de políticas públicas voltadas para os jovens deve ser realizada e pautada de acordo com as reais necessidades da juventude. "O acesso ao primeiro emprego é um dos maiores problemas. É preciso criar programas de qualificação para inserir esses jovens no mercado de trabalho e não apenas colocá-los para trabalhar", assinalou.

No interior, a questão é ainda mais grave. Segundo o presidente da PMDB Jovem, Felipe Piló, é preciso criar incentivos para a juventude das zonas rurais, a fim de evitar o movimento migratório para os centros urbanos e para que esses jovens possam ter oportunidades de crescimento e de desenvolvimento pessoal e profissional também no campo.

Para mudar esse cenário, ele informou que uma das ações será a criação de Conselhos Regionais da Juventude em todas as regiões, além da reformulação do ensino médio. "Vamos criar políticas públicas territorializadas, proporcionando também apoio aos municípios para que eles tenham políticas efetivas de combate às drogas e de ocupação dos espaços públicos, com atividades para os jovens. Queremos fixar nossa juventude no campo, cuidando do problema da sucessão rural das pequenas propriedades da agricultura familiar, que é muito importante em Minas Gerais", afirmou.

Da redação do Vermelho-Minas
com informações do PT-MG

Emocionou-se om o apoio recebido da juventude e recordou o tempo em que iniciou a militância política. "Comecei com 16, 17 anos de idade, quando estudava no Estadual Central. Naquele tempo não tinha democracia, era ditadura, e nós nos organizávamos clandestinamente para lutar pela liberdade. Cada encontro deste me enche o coração de alegria e de compromisso com esse caminho que já venho percorrendo há muito tempo", disse.

Segundo Luiza Lafetá, o candidato da coligação Minas Pra Você sai na frente das eleições ao governo porque compreende a peculiaridade da juventude mineira. “Ele está aberto a ouvir e construir uma Minas melhor. A abertura desse canal de diálogo, durante o início da campanha, mostra a disposição de Pimentel em dar voz à juventude”.