China cria mais de sete milhões de empregos no primeiro semestre

A população empregada da China, nas áreas urbanas, aumentou em 7,37 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2014, com a taxa de desemprego mantendo-se baixa, em 4,08%, informou nesta sexta-feira (25) o Ministério dos Recursos Humanos e da Segurança Social.

china empregos - Lou Linwei / Alamy

A alta foi levemente maior que os 7,25 milhões registrados no mesmo período do ano passado, impulsionada parcialmente por um esquema nacional para ajudar os estudantes universitários formados a procurar trabalho, de acordo com o porta-voz do ministério, Li Zhong.

Um total de 560 mil recém-graduados procurou trabalho durante as atividades de recrutamento organizadas pelo ministério, que também atraíram mais de 200 mil empresas privadas, disse Li. Até o final de junho, a taxa de desemprego nas áreas urbanas foi de 4,08%, igual ao registro do primeiro trimestre e levemente menor que a cifra de 4,1% no ano passado.

Os dados de emprego estável desta sexta-feira foram divulgados em meio à tendência de recuperação econômica no primeiro semestre, com o ímpeto de crescimento ressaltando no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses do ano.

O crescimento econômico acelerou para 7,5% de abril a junho em comparação com o registro de 7,4% no trimestre anterior, anunciou nos meados de julho o Departamento Nacional de Estatísticas.

Em vez da estabilização do crescimento do PIB, os altos líderes e funcionários promoveram uma estratégia de controle macroeconômico "dentro de um alcance adequado", ou seja, um limite baixo para garantir o crescimento estável e a criação de mepregos e um limite alto para prevenir a inflação.

Ao anunciar um relatório do trabalho governamental em março, o premiê chinês, Li Keqiang, prometeu adicionar mais de 10 milhões de empregos e manter a taxa de desemprego urbano registrado inferior a 4,6% neste ano.

Fonte: Rádio China Internacional