Premiê da China recebe delegação dos EUA para assuntos comerciais

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang recebeu na segunda-feira (22), em Pequim, os particpantes do sexto fórum econômico e comercial entre a China e os EUA. A comitiva dos EUA é composta por representantes da Câmara de Comércio, para assuntos de segurança nacional e para negociação comercial, assim como os responsáveis das 500 maiores empresa do mundo.

China - Li Keqiang

A delegação expôs opiniões para reforma, abertura e desenvolvimento econômico da China, além da cooperação bilateral entre China e EUA. Li Keqiang dialogou com o grupo e respondeu às suas perguntas.

O primeiro-ministro disse que "uma relação sadia faz bem para China e EUA, e também vai influenciar todo o mundo." Os dois países deverão insistir um princípio de respeito mútuo, fortalecer a confiança, aprofundar a cooperação, ampliar interesses comuns e controlar divergências, deixando a cooperação entre a China e os EUA trilhar um caminho saudável.

Li apontou que o governo chinês tem concretizado uma série de medidas para fortalecer a dinâmica e a energia para o crescimento econômico, com a reforma e a força de mercado. A China vai criar ainda uma conjuntura mais aberta para a economia, e se aprimorar na construção da zona franca de Xangai, garantiu o premiê.

O país asiático pretende participar e fazer contribuições para a construção do novo sistema de comercio internacional e "espera que os EUA tomem uma atitude mais aberta para criar condições favoráveis para aprofundar a cooperação entre os dois países", disse Li. Já a delegação dos EUA garantiu que as relações bilaterais são importantes e o seu aprofundamento vai beneficiar ambos os lados, assim como o crescimento econômico.

Fonte: Rádio China Internacional