Rodada Digital estimula juventude na campanha da Frente Popular

 

A Rodada Digital da campanha de Lindberg Farias, realizada neste sábado (26) nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi um sucesso total. Aproximadamente 500 participantes, em sua maioria jovens, lotaram oito salas de aula e o auditório da instituição, apesar da chuva que certamente impediu a ida de muitos militantes de regiōes mais distantes do estado.

O evento começou às 9h com um esquenta no pátio da faculdade comando pelo DJ Jovem Cerebral, que comandou o palco livre onde muita gente declamou poesia, cantou, discursou e dançou. Entre outras cidades havia gente de Angra dos Reis, Maricá, Arraial do Cabo, Petrópolis, Volta Redonda, Niterói, Complexo do Alemão, Pinheral, São Gonçalo, Queimados, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Japeri.

Após o ato com a participação de Lindberg, que fez um forte discurso onde destacou a defesa de programas de educação e cultura para a juventude e onde reafirmou seu compromisso com um governo participativo e transparente, os participantes se dividiram em salas onde foram realizadas oficinas e discutida a importância das redes sociais na campanha eleitoral. Os deputados Carlos Minc (PT) e Alessandro Molon (PT) também foram ao evento e discursaram junto com o candidato Lindberg.
Bruno Carvalho, 28 anos, morador de São Gonçalo, afirmou que “qualquer exercício de diálogo sobre essa nova sociedade conectada é válido, justamente porque estamos na etapa mais valiosa de qualquer processo de evolução que é a troca de experiências. A partir desse entendimento podemos garantir uma transformação social”.
E completou: “Faz toda a diferença termos um candidato ao governo do estado que já se preocupa em pensar com os eleitores a democratização da mídia em geral e futuramente nos livrar dos males da censura, garantindo privacidade e liberdade de expressão nesse espaço virtual”.
Entre os temas debatidos, o Marco Civil da Internet ganhou destaque. Mas as aulas de design, fotografia, vídeo, redes, aplicativos e transmissão em rede também foram sucesso. As salas ficaram lotadas e os jovens interagiram com os orientadores para, logo em seguida, colocar em prática tudo que aprenderam.
Antes das oficinas, houve ações culturais e apresentações de artistas como o rapper Jovem Cerebral.

“Estou com Lindberg pela união das esquerdas. Precisamos de alguém no governo ligado às comunidades e aos mais necessitados”, disse o rapper.
Muitos fizeram graffitte em telas espalhados pelo espaço. No “Microfone Aberto” muitos jovens pediram mais investimentos em educação e política públicas na área de segurança.
“Na minha visão a rodada foi um importante momento de encontro para mostrar as diversas formas que podemos intensificar nossa atuação num dos mais importantes instrumentos de comunicação que é a internet”, disse Rafaela Elisario, 19 anos, moradora de Petrópolis.
Inclusão Digital

Para o deputado federal Alessandro Molon, a eleição de Lindberg Farias vai ajudar o estado do Rio a avançar muito na questão digital.
“Não basta ter a melhor lei de internet se as pessoas não tiverem acesso. Acredito que com Lindberg governador todo o Rio de Janeiro terá mais inclusão digital. Por isso, precisamos eleger Lindberg governador”.
Lindberg foi recebido com aplausos pelos jovens que o esperavam ansiosamente. E falou sobre a importância da mobilização digital:
“Para fazer um governo de transformação, precisamos ter uma população participativa. Conto com o apoio dos militantes para reforçar a campanha nas redes sociais. Vamos criar grupos para debater ideias, falar e escutar. Vamos trazer também para a internet o que conversamos com as pessoas nas ruas”.
Muitas cidades e regiões do Rio já estão solicitando à campanha uma etapa da Rodada Digital.
A secretaria de Comunicação do PT, Ingrid Gerolimich, que coordenou o evento, diz que o partido fará o possível para, junto com as outras legendas que apoiam Lindberg, ir a todos os lugares.
“O momento da disputa eleitoral também é importante pra gente colocar em prática o que defendemos e acreditamos. E nós defendemos a democratização da comunicação e acreditamos que as plataformas digitais podem ampliar a participação e melhorar nossa democracia”, afirma.
A Rodada Digital teve início no dia 17 de julho e passou pelas regiões da Costa Verde, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Norte-Noroeste, Serrana e Niterói.