PCdoB tem deputados entre os mais influentes do Congresso

Esta semana, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), publicou na internet uma pesquisa com os 100 parlamentares mais influentes do Congresso. É a 21ª edição da “Lista dos Cabeças do Congresso”. O PCdoB não ficou de fora e conta com deputados na relação. Entre os partidos da base aliada, o PCdoB é o terceiro com maior número de parlamentares na relação. Entre as mulheres – apenas nove do total – quatro são da legenda.

Bancada destaca Manuela D´Ávila como marca da juventude no PCdoB - Richard Silva

São eles, Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ) e Manuela D’Ávila (RS) – além dos senadores Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM). A deputada Jô Moraes (MG) figura entre os parlamentares “em ascensão”.

Segundo o Diap, os “cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais e influenciam nas tomadas de decisão. Entre os critérios definidos estão posição institucional, reputação e capacidade de liderar.

Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali, estar entre os 100 é uma forma de reconhecimento ao trabalho. “É uma honra estar mais uma vez no ranking. Esse reconhecimento renova as energias e nos motiva a atuar cada vez mais e melhor pelo povo”, afirma. É a 13ª vez que Jandira figura entre os mais influentes do Congresso.

“Despeço-me da Câmara como uma das "cabeças" do Congresso. Somos apenas nove mulheres e creio que sigo sendo a mais jovem da lista. Fico feliz por ter feito um bom trabalho”, escreveu a deputada Manuela D’Ávila nas redes sociais. É a quarta vez que ela entra lista.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação – de fevereiro a junho de 2014. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação. Por isto, não constam entre os 100 mais influentes: o deputado Aldo Rebelo (SP), por exemplo, que tomou posse como ministro de Estado do Esporte em 2011.

Em ascensão

Entre os parlamentares que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas, está a deputada Jô Moraes. A parlamentar faz parte da categoria “em ascensão”, que, segundo o Diap, relaciona àqueles que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Jô é, atualmente, coordenadora da Bancada Feminina da Câmara e vem desempenhando um forte papel na defesa dos direitos das mulheres. Segundo o Diap, os parlamentares “em ascensão” estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional.

Leia a íntegra da lista.

Fonte: Ascom Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados