Publicado 30/07/2014 16:32 | Editado 04/03/2020 16:46

A partir desta quarta-feira, 30 de julho, tem início a campanha nacional “Ajude o Maranhão a derrotar o Sarney”. O lançamento será feito durante ato em que os movimentos sociais e Flávio Dino celebram pacto intitulado “Por um IDH Justo”. O estado está no topo das desigualdades sociais do país.
O envolvimento e a participação de brasileiros de outros estados se justificam e se reveste de uma tarefa humanitária. Sob o domínio da mais longeva oligarquia em terras brasileiras, o Maranhão não vive plenamente sob os ares da República e não tem se beneficiado das conquistas sociais que favorecem aos brasileiros país afora.
A promiscuidade nas relações entre os poderes e o patrimonialismo com o enriquecimento de poucas famílias são “apenas” duas das várias distorções que caracterizam a vida institucional do estado. As famílias Sarney e Lobão são as condutoras do complexo oligárquico e detêm muito poder, seja institucional, seja financeiro. Flávio Dino, do PCdoB, conseguiu, em meio a todo o cerco midiático, institucional e financeiro, se viabilizar como liderança política capaz de derrotar a oligarquia maranhense.
Mas a tarefa é hercúlea! Por sua dimensão e significado, a batalha do Maranhão precisa da contribuição política, moral e financeira de todo o país. Esse é o sentido da campanha “Ajude o Maranhão a derrotar o Sarney”: mobilizar apoio de amplas parcelas da sociedade brasileira visando contribuir com a republicanização do estado. As pessoas poderão contribuir financeiramente, com qualquer valor, com a campanha nos marcos legais da legislação eleitoral brasileira acessando o site www.flaviodino65.com.br.
A tarefa de destronar a oligarquia maranhense requer o engajamento militante. Por isso, além da contribuição pecuniária, a divulgação da campanha “Ajude o Maranhão a derrotar Sarney” é fundamental para que, em cada canto do Brasil, as pessoas possam contribuir e sentir o orgulho de fazer com que o Maranhão mude a sua política e viva um novo tempo, de justiça social.
Egberto Magno
Secretário de Comunicação do PCdoB/MA