Dilma Rousseff vai reforçar as políticas sociais  

Um dos grandes marcos dos governos do PT e de seus aliados foi a implantação de uma rede de políticas de proteção e inclusão social. Estas medidas tornaram o Brasil um país verdadeiramente de 200 milhões de cidadãos, resgatando, desde 2003, 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Somente entre 2011 e 2013, com o Plano Brasil Sem Miséria, foram mais de 22 milhões de pessoas. O objetivo para a próxima gestão é garantir a superação da extrema pobreza no Brasil, sob o critério de renda.

Dilma Rousseff vai reforçar as políticas sociais - expresso-da-noticia.blogspot.com

“Nós, de fato, reduzimos a desigualdade. Não reduzimos tirando de ninguém, reduzimos aumentando o crescimento da renda dos mais pobres”, comentou a presidenta Dilma Rousseff, em maio deste ano, durante a entrega do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil).

Leia mais sobre o assunto no editorial
Conquistas sociais são o maior legado do governo Dilma

Outra grande marca dos últimos 12 anos foi uma mudança extraordinária no perfil da sociedade brasileira, com a ascensão de 42 milhões de brasileiros à classe média. Isso resultou em uma mudança na base da pirâmide social, conhecida antes de 2003, que concentrava 54,9% da população (classes D e E) e a classe média (C) representava apenas 37%.

Hoje, a maioria dos brasileiros está situada no meio da pirâmide, com 55% da população na classe média. As classes D e E agora representam apenas 25% do total.

A decisão de dar centralidade ao combate à pobreza e à miséria, e de fazer política econômica sem suprimir direitos, levou o Brasil a fazer o caminho oposto ao dos países desenvolvidos. Alcançados pela crise financeira iniciada em 2008, esses países usaram os mecanismos tradicionais de política neoliberal – desemprego e redução de salário e de direitos trabalhistas – para combatê-la.

A candidata Dilma Rousseff pretende dar continuidade a esse trabalho no segundo mandato, para que o Brasil seja uma nação em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de estudar, trabalhar, de cuidar da sua saúde, ter casa para morar, condições dignas de viver nas cidades e no campo. Um dos principais objetivos do segundo mandato será dar proteção às famílias.

Da Redação em Brasília
Com informações da imprensa PT