Radiografia das eleições nos estados: governadores e Congresso 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou o mais completo levantamento das eleições de 2014 para os governos estaduais e o Congresso Nacional – Câmara e Senado. O estudo, que envolve cada uma das 27 unidades da Federação, está estruturado em três tópicos.

Radiografia das eleições nos estados: governadores e Congresso

O primeiro faz uma retrospectiva da eleição de 2010. O segundo trata de aspectos gerais da eleição de 2014 em cada estado. O terceiro detalha as candidaturas e os candidatos com chance na disputa para os cargos de governador, senador e deputado federal.

O tópico sobre a eleição de 2010 faz uma breve retrospectiva com dados sobre o índice de renovação, informa os deputados que atingiram quociente eleitoral, lembra os senadores eleitos, lista as coligações e cita quantos e quais parlamentares se elegeram em cada uma das unidades da Federação.

O que aborda aspectos gerais da eleição de 2014 trata do tamanho do eleitorado do estado, o número de municípios, cita os de maior densidade eleitoral, informa os cargos em disputa, entre outros dados relevantes sobre a disputa.

E também há o que trata dos postulantes aos cargos em disputa, onde apresenta uma radiografia da votação de cada um dos que tentam a reeleição (governador, senador e deputado), inclusive com base eleitoral, lista as coligações de cada grupo político e antecipa os nomes mais competitivos da disputa.

O Diap esclarece que o processo eleitoral é muito dinâmico e levantamentos com estas características podem sofrer alterações no curso da campanha eleitoral, mas a fotografia do momento é a que se apresenta neste estudo, e que atualizará os dados de forma permanente. E anuncia, para breve, um prognóstico de bancada por partido para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Veja aqui a íntegra do estudo.

Da Redação em Brasília
Com informações do Diap